São Paulo, sábado, 19 de junho de 2010

Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Blitz antidrogas revista e detém jovens ao redor de universidades

Cinco são presos em operação perto do Mackenzie e da Santa Casa; um é aluno de engenharia

No total, 70 pessoas foram revistadas na rua; por 40 dias, polícia se infiltrou entre os frequentadores de bares


Almeida Rocha/Folhapress
Policial civil prepara revista de jovens que frequentam bares da região

DE SÃO PAULO
DO "AGORA"

A Polícia Civil mobilizou na tarde de ontem 30 agentes num cerco a bares vizinhos de duas universidades de Higienópolis, bairro nobre da região central de São Paulo.
Revistou 70 pessoas e deteve 20. Boa parte dos jovens foi colocada sentada na calçada, com as mãos para trás.
No início da noite, divulgou a prisão de cinco suspeitos por tráfico de drogas -entre eles um estudante de engenharia da Faculdade Mackenzie e um adolescente, aluno do Colégio Mackenzie.
Outras seis pessoas foram detidas por porte de droga. Depois de prestarem depoimentos, acabaram liberadas.
A blitz antidroga aconteceu por volta das 15h. Tinha como alvo dois bares na esquina das ruas Maria Borba e Doutor Cesário Mota Júnior.
O cruzamento fica próximo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Durante 40 dias, policiais civis disfarçados de usuários de drogas se infiltraram entre os estudantes das duas universidades a fim de gravar imagens do tráfico na região.
A policia cercou o cruzamento e deteve os 70 jovens que estavam perto dos bares.
"Estava tomando uma cerveja no bar com os amigos. No começo pensei que era um assalto. Os policiais chegaram com roupas comuns, armados. Eu morri de medo, uma garota até desmaiou", afirma Isabela Garbeloto, 20.
Estudante de farmácia da Santa Casa, ela chegou a ser revistada. Logo foi liberada.

ADOLESCENTES
Após a revista, 50 pessoas foram liberadas e 20 acabaram na sede do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado).
Dos cinco presos em flagrante por tráfico, dois eram adolescentes -um deles, o aluno do Colégio Mackenzie, de acordo com a polícia civil.
Os jovens foram detidos por "ato infracional", conforme prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Ainda segundo a polícia, entre os três rapazes com mais de 18 anos suspeitos de tráfico está o universitário Rene Martine Pacheco, 21, estudante do segundo ano de Engenharia do Mackenzie.
A reportagem não localizou o advogado de Pacheco.
Os nomes dos outros presos não foram divulgados. Um deles é um ex-aluno do Mackenzie. Outros nove jovens ainda são investigados.
As porções de cocaína, maconha e os frascos de lança-perfume achados com os suspeitos foram encaminhadas para perícia. Os policiais não informaram a quantidade da droga apreendida.


Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.