São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com preços mais acessíveis, procura aumenta, diz empresa

DE SÃO PAULO

Assim, fica possível investir em portas de 11 travas, fechaduras com leitor digital, alarmes e câmeras, quando antes esses equipamentos de fortaleza eram luxo.
Para Sérgio Silva, dono da Inovatron, outra explicação para o aumento da procura é que os produtos ficaram mais acessíveis.
"Nos últimos dois anos os preços caíram 50%; hoje uma fechadura biométrica já pode ser encontrada por R$ 900." Ele diz que, se há um ano vendia mais fechaduras biométricas para estúdios de filmagem e outras empresas com equipamentos caros, hoje 60% de suas vendas são para residências.
Na casa do empresário Cassio Simões, 32, por exemplo, o visitante é perscrutado por uma câmera em frente à porta social e de serviço.
A imagem de alta resolução pode ser acessada por ele de qualquer computador ou iPhone, em qualquer lugar com internet, e fica gravada em um servidor central.
Para entrar, é preciso ter a senha ou impressões digitais cadastradas na porta antiarrombamento, que tranca só de encostar. Há a opção de ligar alarme, que ele prefere manter desativado.
Para completar, um robozinho com rodas carrega uma câmera para todos os cantos da casa e as imagens -dos quatro gatos, por exemplo- podem ser vistas também por meio de um celular com internet.
"O prédio não tem nada, então fizemos nossa própria segurança. Eu tinha medo que entrassem em minha casa e isso me incomodava no prédio anterior, que não tinha nem porteiro."
Quando ele morava lá, um ladrão chegou a roubar o som do seu carro, dentro da garagem.
Ele desembolsou US$ 1.310 nos equipamentos, comprados nos Estados Unidos em 2009 -valor bem mais baixo do que gastaria no Brasil.
"Com o aumento da violência, as pessoas se preocupam mais em se proteger. Se o condomínio nunca sofreu invasão, é uma questão pessoal mesmo, de sensação de segurança", diz Carlos Alberto Progianti, presidente da Abese (associação das empresas de sistemas eletrônicos de segurança).


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Análise: Equipamentos são vistos como elementos de distinção social
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.