São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS

Foi a 1ª parceria em festivais

Governo e ONU fazem campanha em Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ONU (Organização das Nações Unidas) e o governo federal realizaram, no final de semana, a primeira parceria para a orientação e prevenção às drogas em festivais de música. O evento escolhido foi o Porão do Rock 2004, realizado em Brasília.
Em uma tenda montada próximo à platéia, os organizadores distribuíram panfletos e orientaram os jovens, que assistiram nos últimos dois dias a shows de bandas independentes. Além de grupos pouco conhecidos, também estiveram bandas como O Rappa e Marcelo D2. O público estimado era de 70 mil pessoas nesses dias.
Os panfletos têm textos que fazem referência a situações que os jovens podem passar, como "O álcool causa dependência. Você pode depender de alguém para te carregar" e, para o cigarro, "Use o pulmão para cantar o refrão".
Além de informações sobre as drogas, o texto traz dicas para quem já é usuário. Para o de cocaína: "Se estiver usando e quiser parar, procure ajuda. É muito difícil se livrar dela sozinho". Para que usa solventes e inaláveis: "Evite esforços físicos se inalar qualquer tipo de solvente. O coração fica sensível à adrenalina e pode bater de forma irregular".
A parceria é parte do projeto "Ligue-se na Música. Desligue-se das Drogas" lançado mundialmente pela ONU em 2001 e, no Brasil, em setembro passado no Brasília Music Festival, de música eletrônica. Segundo o organismo internacional, a parceria aumentou a capacidade de divulgação.
Ainda não há orçamento destinado à orientação dos jovens em festivais de música nem sequer uma agenda para isso. Mas, segundo o secretário nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Uchôa, o custo é baixo, o que não impede novas campanhas.
Giovanni Quaglia, representante da ONU, disse que a experiência no Brasil tem surtido mais efeito do que nos demais países. Segundo ele, a linguagem usada ajuda na aceitação das mensagens pelos jovens.


Texto Anterior: Outro lado: Secretário diz que houve erro de informação
Próximo Texto: Panorâmica - Aviação: Atraso de vôo gera tumulto em Guarulhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.