São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição no parque Ibirapuera não cai nos finais de semana

Quantidade de poeira aos domingos é maior do que em Cerqueira César e quase igual à de São Caetano, que tem as piores médias

Quantidade de pessoas que circulam no parque e pisam na areia faz com que a poeira depositada no chão suba novamente para o ar

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Já sufocado pelo excesso de ozônio, o parque Ibirapuera até que registra índices de poeira abaixo de outros pontos de São Paulo, mas, ao contrário do que ocorre na cidade, a situação piora no fim de semana. E ainda mais aos domingos, quando o parque fica mais cheio.
Para quem frequenta o parque, é difícil observar a diferença, a não ser aquela névoa, formada tanto por partículas grossas quanto finas, que parece cobrir o Ibirapuera.
Aos domingos, a quantidade de poeira no ar do Ibirapuera chega a ser maior do que em Cerqueira César e quase igual à de São Caetano, que vem tendo as piores médias entre as estações monitoradas.
Apesar disso, a exemplo do que ocorre com o restante da região metropolitana, é mais provável que quem vai ao Ibirapuera encontre um ar mais pesado às sextas-feiras.
A razão para essa inversão é a quantidade de pessoas que circulam no parque e pisam em áreas de areia. Isso faz com que a poeira depositada no chão suba novamente para o ar.
Não é por isso, porém, que o professor Helder Santos, 40, e a comerciante Fabíola Otero, 39, evitam o pisa-pisa dos fins de semana. Ambos correm no Ibirapuera há pelo menos dois anos, mas se recusam a aparecer por lá aos sábados e domingos. Dizem preferir as pistas vazias da USP. "O rendimento não é afetado pela poluição, mas pela corrida de obstáculos que vira o Ibirapuera", dizem.
O representante comercial Erick Marques Oliveira, 44, corre cinco vezes por semana. Rendimento aceitável para um amador, diz ele, mas piorado pelas condições do ar. "Faço maratonas com altitude e umidade melhores do que os treinos mais puxados no parque."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Partícula está ligada a doenças cardiovasculares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.