São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Metodologia utilizada não é a mais correta, dizem hospitais

DE SÃO PAULO

Os sete hospitais da região de Sorocaba contestam a metodologia do estudo do Flamas (Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba) e dizem que as mortes estão dentro da média do Estado.
Por meio de assessoria, dizem que um ano é um período curto para a análise e que a comparação deve ser feita com todos os hospitais, e não só com os de mesmo porte.
Os hospitais se baseiam em estudo do psiquiatra José César de Laurentiz, que diz que as mortes estão dentro da média do Estado.
O estudo usa dados de mortes na região entre 2000 e 2010, e não faz a comparação com hospitais de mesmo porte. "Um óbito por mês em cada hospital não me parece uma calamidade. [O levantamento] tem que ser feito com todos os hospitais."
A Secretaria da Saúde diz que fará visitas técnica aos hospitais em agosto.
Já os hospitais dizem que as mortes aumentam no frio pois vírus e bactérias se multiplicam mais facilmente em ambientes fechados.
O hospital Mental, cujo fechamento foi recomendado, informou que a visita da comissão foi feita na hora do almoço, e por isso havia poucos funcionários.
Disse também que o relatório da comissão é "eivado de mentiras".
O hospital afirmou ainda que "não houve negligência nem falta de cuidados com a paciente" Daniela Caldeira. Segundo o hospital, ela deu entrada com quadro clínico grave.(LB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rio: Mais um bueiro explode, fere 1, mas não rende multa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.