São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estado muda estrutura para "desburocratizar" trabalho nas escolas

Diretores ficarão livres, por exemplo, de fazer pequenas compras, assumidas pelas regionais

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

A Secretaria da Educação de SP implementa hoje mudanças que visam diminuir a burocracia para os diretores de escola -eles ficarão livres, por exemplo, de fazer pequenas compras de materiais.
Outra alteração será a criação de corpo técnico, com mil novos cargos, para atividades administrativas hoje executadas por quase 2.000 docentes afastados, que são responsáveis por trabalhos como pregões de compras.
"A estrutura da secretaria é de 1976, era preciso modernizá-la", disse o chefe de gabinete, Fernando Padula.
Com a mudança, o diretor passará a requisitar os itens à diretoria regional, que ficará encarregada da aquisição. Para não tornar o processo lento, diz Padula, as regionais deverão criar procedimentos para permitir a compra imediata dos produtos.
"As mudanças vão tirar um monte de coisas dos ombros dos diretores", afirma o presidente da Udemo (sindicato dos diretores das escolas estaduais), Luiz Gonzaga.
O docente já afastado para atividades burocráticas seguirá na função. Porém, ao se aposentar, um técnico concursado ocupará o posto.
A reorganização também altera a estrutura de órgãos centrais. As coordenadorias da Grande SP (Cogsp) e do interior (CEI), por exemplo, não existirão mais. Serão criadas as coordenadorias de Gestão da Educação Básica, de Avaliação e de Recursos Humanos, entre outras.


Texto Anterior: Soterramento causado por chuva mata mais 2 pessoas no Nordeste
Próximo Texto: Saúde: Falta de kits para medir carga de HIV faz governo restringir exame
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.