São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste irá avaliar alfabetização na segunda série

ANTÔNIO GOIS
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O Ministério da Educação quer realizar em março do ano que vem um teste em todas as escolas públicas brasileiras para avaliar a alfabetização de alunos da 2ª série do ensino fundamental. O objetivo é ter um diagnóstico, desde cedo, da qualidade da educação.
A proposta está sendo discutida com Estados e municípios. Hoje, a avaliação é feita por meio do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) -exame feito a cada dois anos por uma amostra de alunos da 4ª série e da 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Neste ano, o MEC chegou a anunciar a intenção de universalizar o Saeb, com todos os estudantes dessas três séries fazendo a prova. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) chegou a trabalhar com a meta, mas desistiu.
Com a proposta de fazer um exame universal para avaliar a alfabetização de alunos da 2ª série, o exame da 4ª série e 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio continuaria sendo feito por amostragem.
A dificuldade de alfabetizar alunos desde cedo é apontada por muitos educadores como a principal causa das altas taxas de repetência nas primeiras séries.
O resultado da prova de língua portuguesa do último Saeb mostrou que a média dos alunos da 4ª série é capaz de achar informações explícitas em textos narrativos mais longos, mas não compreende textos mais complexos.


Texto Anterior: Ensino básico: MEC inclui servidor em fundo de professor
Próximo Texto: Inclusão: Ministro volta a defender cotas e afirma que a lei será para todos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.