São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Médicos residentes decidem continuar greve em todo país

DE BRASÍLIA - A comissão nacional de greve dos médicos residentes decidiu manter a paralisação iniciada na última terça-feira. A categoria rejeitou a proposta do governo de reajustar em 20% a bolsa-auxílio, hoje no valor de R$ 1.916.
De acordo com nota divulgada pela ANMR (Associação Nacional dos Médicos Residentes), a decisão foi tomada porque o valor foi considerado muito distante do aumento reivindicado, de 38,7%.
O último reajuste da bolsa ocorreu no final de 2006. A inflação acumulada desde então ficou em 20%, mas os residentes afirmam que o valor pedido por eles inclui promessa feita pelo governo naquele ano.
Durante a paralisação, os profissionais que aderiram ao movimento só realizarão atendimentos de urgência e emergência. A ANMR estima que cerca de 18 mil dos 22 mil residentes que atuam no país participam da greve da categoria.
Hoje de manhã, os médicos residentes do Rio de Janeiro fazem uma manifestação na Cinelândia, no centro da cidade.
Ao todo, são 4.620 médicos residentes no Rio -950 deles trabalham nos seis hospitais federais do Estado.
De acordo com as secretarias estadual e municipal de Saúde, e com o Ministério da Saúde, não há problemas de atendimento nas unidades da rede pública. Foram registrados apenas alguns atrasos, considerados normais.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Dengue: Roraima tem mais 8 casos suspeitos de dengue do tipo 4
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.