São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

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Foco

Inspirada em Chacrinha, Prefeitura do Rio dará selo de abacaxi a mau motorista

CAIO JOBIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Abelardo Barbosa, o Chacrinha (1917-1988), inspirou a campanha da Prefeitura do Rio para a Semana Nacional do Trânsito, iniciada ontem. Em vez dos calouros desafinados, que ganhavam um abacaxi do comunicador, serão os maus motoristas que receberão as frutas de fiscais.
Até outubro, quem cometer erros nas vias do Rio terá o veículo identificado por um selo que diz: "Eu sou um abacaxi para o trânsito na cidade". A campanha foi criada pela CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Os alvos são carros parados sobre a calçada, estacionados em fila dupla ou que estejam bloqueando cruzamentos. "De uma forma bastante agradável, sem agressões, prezando as boas relações, os infratores serão identificados", diz Arolde de Oliveira, secretário municipal de Transportes.
A campanha tem um caráter educativo e não punitivo. O adesivo colado no carro não necessariamente implica em multa ao condutor. "Não é uma fiscalização para constatar e registrar infração", diz o secretário, fazendo uma ressalva: "Não quer dizer que depois não possam vir outros fiscais para autuarem o veículo que age em desacordo com as leis".
Segundo Oliveira, todos os bairros da cidade serão monitorados e até os que estão longe de tirar a carteira de habilitação serão alvo de ações. Alunos da rede municipal participarão do projeto Amigos do Trânsito a Caminho da Escola. De acordo com a secretaria, atividades "lúdico-educacionais" vão ensinar a eles os princípios da "direção consciente".


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