São Paulo, Terça-feira, 19 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPRAS

CET classifica impacto de "tolerável", mas aumento deve chegar a 30% no futuro

Trânsito cresce 15% com shopping

GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

No primeiro dia de funcionamento comercial do shopping Pátio Higienópolis, ontem, houve aumento de até 15% no trânsito da região central de São Paulo, segundo balanço parcial divulgado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A medição foi feita durante a manhã e início da tarde nas ruas e avenidas que formam o quadrilátero do shopping: Angélica, Higienópolis, Dr. Veiga Filho e Albuquerque Lins. Sem o empreendimento, as ruas do quadrilátero do shopping registravam volume de 1.200 a 3.000 veículos por hora.
A CET classificou como "tolerável" o impacto no trânsito provocado pela inauguração do empreendimento.
A previsão é que o volume de veículos da região aumente 30% até o final de janeiro do próximo ano, quando o shopping deverá estar funcionando com todas as suas lojas e atrações.
"O primeiro dia não serve como parâmetro porque o shopping ainda não abriu todas as lojas", disse a diretora da Associação dos Moradores e Amigos do Pacaembu, Perdizes e Higienópolis, Sandra Vieira de Carvalho. "Temos medo de perder a tranquilidade do final de semana. O bairro já é saturado e as ruas são estreitas."
Segundo a diretora da associação, moradores do bairro ficaram 45 minutos parados na avenida Angélica para conseguir entrar na avenida Higienópolis no domingo, quando 4.000 pessoas participaram da festa de inauguração.
O shopping começou a funcionar ontem com 200 das 220 lojas previstas. Até janeiro, o Pátio Higienópolis ainda vai inaugurar um teatro, seis salas de cinema e uma pista de cooper.
Para minimizar o impacto da abertura do novo shopping sobre o trânsito, a CET informou que eliminou cerca de 30 vagas de estacionamento ao redor do Pátio Higienópolis.
O chefe de engenharia da gerência que cuida da área, Dawton Gaia, disse que o objetivo da medida foi aumentar a capacidade das ruas de acesso ao shopping.
No primeiro dia, a administração do shopping informou que o único problema ocorreu na hora da abertura. O estacionamento abriu com 15 minutos de atraso.
O atraso deixou ainda mais lento o trânsito das ruas com acesso ao estacionamento (Higienópolis e Dr. Veiga Filho), que tinham filas de veículos desde as 9h30.
Os usuários do Pátio Higienópolis precisarão se cadastrar para poder usar uma das três linhas do serviço gratuito de microônibus oferecido pelo shopping.
O shopping informou que o serviço, disponível desde ontem, poderá ser usado inicialmente por qualquer pessoa. A data do cadastramento ainda não foi definida.


Texto Anterior: Vida de cão: Socialite faz festa privê para cadela
Próximo Texto: Previsão do trânsito: Faixa solidária é saída na João Dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.