São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGENDA DA TRANSIÇÃO

Possível secretário, que não havia sido convidado até ontem, trabalhou no governo Itamar Franco

Serra escolhe Bussinger para Transportes

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), está decidido a convidar o engenheiro e economista Frederico Victor Moreira Bussinger para a Secretaria de Transportes, responsável por uma das áreas mais delicadas da cidade. Serra já consultou aliados sobre a escolha, mas o convite ainda não foi formalizado.
Bussinger foi secretário-executivo do Ministério dos Transportes no governo de Itamar Franco (1992-1994). Seu nome é associado ao do então ministro e hoje deputado Alberto Goldman (PSDB-SP). Por sua trajetória, tem familiaridade com a proposta de adoção do bilhete único no Estado.
Confirmada, a escolha é o início da montagem da equipe, para qual Serra tem pressa: "Espero montar logo o secretariado", disse ele, em entrevista no Palácio dos Bandeirantes.
Sua intenção é discutir as alternativas para a cidade depois de escalados os secretários. Por isso, admite: "Não tenho feito outra coisa senão me preocupar com isso". Serra reconhece ainda o cuidado para não errar, porque "é muita responsabilidade" preparar uma "boa equipe para enfrentar os problemas de São Paulo em todas as suas dimensões".
No desenho de sua equipe, Serra tentará recrutar secretários com experiência administrativa. Por isso, os hoje prefeitos de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, e de São José dos Campos, Emanuel Fernandes, já foram cogitados por ele nas conversas com interlocutores. Segundo tucanos, os dois serão, no mínimo, chamados a colaborar com o governo.

Outros cotados
O esforço de Serra é aliar a necessidade de acomodação política à experiência administrativa. Por isso, o nome do deputado José Pinotti é lembrado como possível representante do PFL, até mesmo para a educação.
No PV, ainda durante a campanha, o nome citado foi o de Eduardo Jorge, ex-petista e primeiro secretário de Saúde de Marta Suplicy. Ele, no entanto, seria cotado para o meio-ambiente, numa atuação mais voltada para o setor de saneamento.
Dois potenciais secretários são os ex-ministros Clóvis Carvalho, hoje coordenador da equipe de transição, e Andrea Matarazzo. Para uma assessoria especial, o nome mais forte é de Felipe Soltello. Na campanha, ele foi responsável pela consolidação de todo o programa de governo.
Com o perfil de formulador -mais teórico-, o economista José Roberto Affonso deverá ser um dos colaboradores de Serra. Mas não será, necessariamente, secretário. Como é do BNDES, teria de ser requisitado.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.