|
Próximo Texto | Índice
Inspeção aérea no Brasil descumpre normas
País realizou apenas 42% da fiscalização necessária para a segurança operacional da aviação civil em relação a padrões internacionais
Relatório da Anac mostra que faltaram horas de trabalho e 54 profissionais para fazer inspeções, vistorias e auditorias
LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Com 33 inspetores disponíveis, o Brasil fez em 2006 apenas 42% da fiscalização necessária na área de segurança operacional da aviação. Faltaram
54 profissionais para fazer inspeções, vistorias e auditorias
recomendadas em padrões internacionais nas empresas aéreas e de manutenção, pátios de
aeroportos, vôos e tripulações.
No total, foram realizadas
cerca de 52 mil horas de trabalho para supervisionar a segurança aérea nacional. Porém, se
os "padrões e práticas recomendáveis" definidos pela Oaci
(Organização da Aviação Civil
Internacional) fossem seguidos à risca, teriam sido necessárias 125 mil horas.
A normatização indica a freqüência e amostragem mínima
na qual as fiscalizações devem
ocorrer. No caso do Brasil, teria
implicado 3.915 checagens em
2006. Isso inclui visitas semestrais a 84 empresas aéreas, 242
empresas de manutenção,
acompanhamento diário de
vôos, 908 inspeções dos 67 aeroportos e a perícia semestral
de 20% dos pilotos registrados.
Para isso seriam necessários
87 inspetores. Em 2006 a Superintendência de Segurança
Operacional tinha 110 inspetores -33 para fiscalizações padrão e 77 para demais atividades de supervisão do setor. Hoje, o número de inspetores de
segurança operacional já caiu
para 96, de um total de 230 para todos os setores da aviação.
As informações constam do
"Relatório de Dados e Estatísticas da Aviação Civil", divulgado
pela Anac no dia 31 de outubro,
no mesmo dia em que Milton
Zuanazzi renunciou à presidência da agência. O documento, porém, não especifica quantas fiscalizações deixaram de
ser feitas ou se as atividades foram realizadas de forma inadequada, com menos técnicos ou
abaixo do tempo necessário.
"As 51.894 horas com as atividades de fiscalização representam 42% do que seria recomendável para uma efetiva supervisão (125.092 horas)", diz o
relatório.
Técnicos da Anac alegam falta de pessoal qualificado e infra-estrutura para realizar o
trabalho ideal -e dizem que os
inspetores já trabalham acima
da carga máxima, 32,5 horas semanais, por questão de "consciência" e "profissionalismo".
A Anac nega que isso seja um
fator causal com o crescimento
no número de acidentes aéreos
- foram 75 na aviação comercial até agora, recorde dos últimos dez anos. O ministro Nelson Jobim (Defesa) criticou a
Anac por ter uma fiscalização
"sem eficácia", mas não ofereceu uma solução.
Além dos dados do relatório,
a Superintendência de Segurança Operacional forneceu
dados à Folha que mostram
que a situação é crítica na fiscalização a manutenção dos
aviões de grande porte.
Apenas o mínimo é possível
com 21 inspetores, ou seja, são
feitas auditorias anuais na base
principal de manutenção e nos
centros de apoio de 23 empresas. E outras 79 vistorias para
conceder ou renovar certificados de aeronavegabilidade.
Dos 21 inspetores, somente 2
chegaram por recente concurso público. Outros 12 são militares cedidos do antigo DAC
(Departamento de Aviação Civil) da Aeronáutica e já têm direito de ir para a reserva.
O responsável pelo setor estima que são necessários 50 fiscais na sua equipe para otimizar o trabalho -com fiscais
"residentes" nas principais empresas, conforme nos EUA.
Multas
Neste ano, foram aplicadas
24 multas de manutenção às
empresas TAM, Varig, VarigLog e Beta. A infração mais comum é de aeronaves voando
com "checks" (certificados) de
manutenção vencidos.
O recente caso da BRA foi flagrante. Os fiscais receberam
denúncias e tiveram de dar ordem de interdição de aviões por
problemas mecânicos. Acabaram emitindo um parecer solicitando a suspensão das atividades da empresa, que acabou
cancelando seus vôos.
O orçamento da Anac para
2007 é de R$ 150,4 milhões, dos
quais R$ 9,3 milhões são destinados à fiscalização da aviação.
Próximo Texto: Frases Índice
|