São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça de GO derruba feriado de amanhã em Goiânia

Para TJ, só lei federal torna Dia da Consciência Negra feriado

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

O Tribunal de Justiça de Goiás decidiu derrubar o feriado da Consciência Negra, que seria comemorado amanhã em Goiânia pela primeira vez.
O dia 20 de novembro lembra a morte do líder do Quilombo de Palmares, Zumbi, ocorrida em 1695. A data é comemorada nacionalmente desde 1978, mas apenas a partir de 1995 algumas prefeituras vêm instituindo feriado nesse dia.
Para o desembargador Ney Teles de Paula, que relatou o caso, os feriados civis só podem ser criados por lei federal, e os municípios apenas têm permissão para decretar feriados por motivos religiosos ou aniversário de fundação.
Ele disse também que, caso o feriado fosse mantido, diversos setores produtivos de Goiânia seriam prejudicados. A Câmara Municipal recorreu da decisão, mas a suspensão dos efeitos da lei 8.786/09, de 17 de abril deste ano, que estipulava o feriado municipal, foi mantida.
No Rio Grande do Sul, a Justiça estadual também vem adotando conduta semelhante desde 2003, quando o feriado foi suspenso em Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas.
Em Salvador, onde mais de 85% da população é formada por negros e mestiços, não foi instituído feriado, mas a data será marcada por caminhadas e eventos artísticos. A prefeitura disse que entraves legais não permitem a adoção de novos feriados além dos já existentes.
Mesmo com feriado decretado, em municípios como Cuiabá (MT) e Guarulhos (SP) o ponto no comércio será facultativo. Segundo a Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso, cada dia de portas fechadas no comércio gera perda de 3% a 5% no faturamento mensal das empresas.
De acordo com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Presidência da República, cerca de 750 municípios do país comemoram o dia da Consciência Negra. Destes, 388 decretaram feriados municipais, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).


Saiba quais cidades comemoram o Dia da Consciência Negra com feriado

www.folha.com.br/0932214


Texto Anterior: Trânsito: 1,5 milhão de veículos devem deixar São Paulo
Próximo Texto: TJ rejeita depoimento em DVD e libera presa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.