São Paulo, quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

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Educadores vêem prós e contras, mas ressaltam possibilidade de discriminação

DA REPORTAGEM LOCAL

Educadores consultados pela reportagem viram argumentos favoráveis e contrários à criação de turmas especiais. Todos, porém, citaram o risco de discriminação aos alunos.
Eles ressaltaram que não conhecem o projeto a fundo -a Secretaria da Educação afirma que publicará as novas normas nesta semana no Diário Oficial.
Professor da Faculdade de Educação da USP, José Augusto Dias afirmou que "é louvável se dar uma atenção especial aos estudantes com mais dificuldades de aprendizagem".
Por outro lado, declarou Dias, "há o problema da caracterização desses alunos como repetentes. Poderá trazer impactos negativos, principalmente porque se trata de alunos pequenos".
O coordenador do programa de pós-graduação em Educação (área de currículo) da PUC-SP, Antonio Chizzotti, afirmou que a medida "é um esforço para corrigir as dificuldades no ensino fundamental, em que os alunos avançam sem ter o conhecimento adequado".
"Mas os alunos nessas turmas também podem sofrer discriminação", disse Chizzotti.

Contrários
O presidente da Apeoesp (sindicato dos professores), Carlos Ramiro de Castro, disse ser contrário à medida. "Precisa melhorar as condições no geral, recuperação para todas séries, o que não existe hoje."
Castro, que é suplente do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), afirmou também que "não é recomendável homogeneizar as turmas, umas só com os considerados anjinhos, outras só com repetentes".
A presidente da Apaesp (associação de pais e alunos), Hebe Tolosa, disse que a medida "dá impressão que você está criando uma classe à parte, de alunos menos capacitados", disse ela, que foi secretária de Educação na gestão do prefeito Celso Pitta (97-00). (FT)


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