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Milionésima visitante ganha prêmios e "paga mico" no Museu da Língua Portuguesa
TEREZA NOVAES
DA REPORTAGEM LOCAL
Câmeras de TV, fotógrafos
e repórteres estavam a postos
na entrada do Museu da Língua Portuguesa, na Estação
da Luz, centro de SP, ontem
de manhã. A "celebridade"
que os jornalistas esperavam
era a milionésima pessoa a
cruzar as catracas do lugar.
A procuradora do trabalho
Anya Gadelha Diógenes, 38,
só entendeu a movimentação
quando foi informada de que
era a visitante número 1 milhão. Ganhou livros de Gilberto Freyre (tema da exposição em cartaz), catálogos,
além de entrada vitalícia.
Nada mais justo, levando-se em conta que ela não conseguiu aproveitar sua primeira visita. "Nós não vimos direito [o museu], porque ficamos respondendo às perguntas", explicou Isabel Gadelha,
mãe da procuradora.
Resignada com o "prêmio",
Anya (o nome apareceu em
um sonho de seu pai) atendeu
aos pedidos de fotos e entrevistas. "Pegaram a pessoa errada, ela é tímida, não gosta
de flash", disse Isabel.
Cearense, Anya mora em
São Luís (MA) e veio a São
Paulo para passear com a mãe
e os dois filhos.
Os meninos de 11 e 16 anos
não se renderam à fama instantânea. "Vou deixar ela pagar o mico sozinha", disse Felipe, o mais velho, enquanto a
mãe enfrentava as câmeras.
Os dois deixaram a confusão e trataram de conhecer a
exposição com um monitor,
evitando os jornalistas.
A família deixou o museu
por volta das 14h, três horas
depois de ter chegado.
"As crianças adoraram, estavam contando para a gente
o que viram", disse Isabel, que
atendeu o telefone de Anya
no meio da tarde.
A procuradora não foi a primeira a ganhar homenagens
por marcar um feito do museu. O visitante 100 mil e o
500 mil também receberam
cortesias -nenhum deles vive em São Paulo.
A visitação média é de
1.400 pessoas por dia -aos
sábados, com entrada franca,
o público sobe para 3.000.
Inaugurado há quase dois
anos, o Museu da Língua Portuguesa sedia até 4 de maio de
2008 a mostra "Gilberto
Freyre - Intérprete do Brasil". Guimarães Rosa e Clarice
Lispector foram temas das
duas exposições anteriores.
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