São Paulo, domingo, 19 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Na temporada, média de roubos pode até triplicar

Preocupação com assalto a casas de veraneio fez crescer número de imóveis com muros altos, câmeras e alarme

Nos nove primeiros meses do ano, houve queda na quantidade de roubos em relação ao mesmo período de 2009

ENVIADO AO LITORAL PAULISTA

Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela tiveram queda no número de roubos nos nove primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2009.
A redução variou de 13% a 57% pelos dados da Secretaria de Segurança Pública.
Mas a diminuição dos índices de criminalidade no litoral norte de SP ainda não é generalizada. São Sebastião, por exemplo, teve aumento de furtos. E as ocorrências no verão sempre disparam.
Devido ao aumento drástico na quantidade de turistas, a média mensal de roubos pode até mais que triplicar em relação ao normal.
Segundo a PM, a maioria das solicitações via 190 no litoral norte durante a temporada se refere a ocorrências de perturbação do sossego, "motivadas pelo abuso de instrumentos sonoros em veículos e em residências".
O comandante do 20º BPM/I da PM, tenente-coronel Ewandro Rogério Góes, atribui a diminuição de roubos a ferramentas de inteligência que permitiram mapear a atividade criminal.
O assalto a casas de veraneio é uma preocupação que se intensificou nos últimos anos -e multiplicou a quantidade de imóveis com muros altos, câmeras, alarmes e cercas elétricas no litoral norte.
Sobre a iniciativa de Caraguatatuba de exigir atestado de antecedentes criminais para alugar casas no verão, a PM afirma que "é muito positiva qualquer iniciativa legal no sentido de colaborar com a prevenção e com a segurança da comunidade".

"BIG BROTHER"
A PM tem participado da expansão do monitoramento por câmeras no litoral indicando pontos considerados estratégicos e fazendo convênios com as prefeituras.
Além de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião também implantarão vigilância eletrônica em áreas turísticas nos próximos meses.
O secretário de Segurança de São Sebastião, Antonio Vicente de Paula Freitas, diz que já há 38 aparelhos em funcionamento no centro e nas praias da costa norte, na divisa com Caraguatatuba.
Elas devem saltar para 68 no ano que vem, numa parceria com entidades de moradores de praias da costa sul, como Maresias e Juquehy.
O plano de implantação de 40 câmeras em Ubatuba, ao custo de R$ 3 milhões, foi concluído nos últimos meses, mas só deve estar pronto no verão de 2011/ 2012.
"O que houve foi falta de recursos, e não de projeto", diz Célio Stefani, do Conseg (conselho de segurança).
Entre os alvos estão os atos de vandalismo e os turistas que abusam do som alto.
Segundo Rafael Ricardi Irineu, responsável pela segurança em Ubatuba, a migração de criminosos do Rio para lá "é uma preocupação a mais" -embora esse fenômeno ainda não tenha sido confirmado. (ALENCAR IZIDORO)


Texto Anterior: Litoral terá "check-in anticrime" no verão
Próximo Texto: Danuza Leão: Mudando de assunto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.