UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARÁ

Infecção respiratória de origem desconhecida mata quatro índios em 30 dias
Um surto de infecção respiratória de origem desconhecida matou quatro índios, sendo três bebês, da etnia assurini nos últimos 30 dias. A aldeia, onde vivem de 250 a 300 assurinis, fica a 25 km de Tucuruí (PA).
A ultima morte foi registrada há oito dias. O surto já atingiu pelo menos 60 índios, segundo a Secretaria da Saúde de Tucuruí.
Desde o início da semana, médicos da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) e do IEC (Instituto Evandro Chagas), em Belém, estão na aldeia para coletar amostras do sangue e da secreção nasal dos doentes.
Segundo o secretário Adilson Almeida, a doença começa com um quadro de gripe forte e evolui para a infecção respiratória devido à baixa resistência dos índios. "O modo de vida em grupo dos índios facilita a transmissão das bactérias."
Funasa e prefeitura firmaram parceria para que um médico fique de plantão nos próximos 30 dias na aldeia. Um nutricionista também irá orientar a tribo para reduzir quadros de subnutrição.
A análise das amostras de sangue e secreção, a ser feita no IEC, deve estar pronta em um mês. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM)


Texto Anterior: Panorâmica - Arte
Próximo Texto: Saúde: Governos alertam para a necessidade de vacina contra a febre amarela silvestre
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.