São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

"Praia" de Cubatão está entre as mais limpas do Estado

Braço do rio Perequê, que nasce na serra do Mar, esteve 100% limpo desde que a Cetesb começou a monitorar praias, em 2001

RICARDO GALLO
ENVIADO A CUBATÃO

Esqueça São Sebastião ou Guarujá. Uma das melhores praias para banho no litoral paulista fica em... Cubatão -cidade da Baixada Santista que ganhou fama de uma das mais poluídas do mundo.
Pois a "praia fluvial" da cidade foi uma das 13, entre 136, limpas 100% do tempo nas medições semanais da Cetesb (agência ambiental paulista) desde que a avaliação começou, em 2001.
Praia não é, pois tem água doce e não está ligada ao mar. Já a limpeza decorre do fato de a nascente do rio Perequê, que batiza a "praia", estar no alto da serra do Mar.
"Praticamente não há interferência na água", afirma José Eduardo Bevilacqua, assessor da diretoria da Cetesb.
A única interferência é o fluxo de visitantes, disse. Mas situação está "contornada"
Encravada no Parque Ecológico do Perequê, às margens da rodovia Piaçaguera-Guarujá, a "praia" de Cubatão recebe até 5.000 pessoas aos finais de semana.
O entorno carece de cuidado: na semana passada, as margens tinham restos de carvão, sinal dos churrascos feitos ali. "No sábado e domingo tem muito paulista", diz a operadora de pedágio Marilsa dos Santos, 29, que, durante a semana, fazia churrasco com a família.
A prefeitura agora controla a visitação. Limitou a 200 os carros que podem estacionar no parque e elabora um plano de manejo que determinará seu público máximo.
A ideia é que a "praia" impulsione o turismo em Cubatão, que pleiteia ser transformada em estância turística.
As outras praias 100% limpas desde 2001 estão estão em Iguape, Ilha Comprida, Ubatuba e Caraguatuba.


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: A receita de sucesso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.