UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Segundo crença popular, plantio no inverno não terá seca

No dia do padroeiro dos sertanejos, chuva inunda casas em Fortaleza

Evilázio Bezerra/Folha Imagem
Moradores atravessam trecho alagado em Fortaleza, que teve o maior volume de chuva deste ano


KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Enchentes causadas por uma forte chuva e pela maré alta deixaram desabrigadas 345 famílias -cerca de 1.500 pessoas- que vivem em áreas de risco na região metropolitana de Fortaleza (CE), na madrugada de ontem.
Famílias atingidas foram levadas para casas de parentes e amigos ou abrigos improvisados em prédios públicos pela Defesa Civil do Estado, que distribuiu alimentos, colchões, roupas e remédios às pessoas que perderam tudo.
A chuva de ontem -a maior do ano na capital cearense, com um volume de 122 milímetros- ocorreu justamente na data em que é comemorado o dia de são José, padroeiro dos sertanejos, segundo a crença popular. Acredita-se que, quando chove no dia do santo, é sinal de que haverá um bom "inverno" (um bom período de chuvas) neste ano.
A chuva aumentou o volume dos rios Maranguapinho e Cocó, que cortam a região metropolitana, e afetou todas as áreas ribeirinhas, onde vivem cerca de 10 mil famílias. A condição da maré ontem, a mais alta do ano, agravou as enchentes, pois causou um refluxo da água dos rios. "Ainda bem que parou de chover, caso contrário seria uma catástrofe", afirmou João Alfredo Pinheiro, chefe da Defesa Civil do Estado.
Ontem à tarde, famílias começaram a voltar para suas casas em áreas onde a água baixou mais. A chuva também gerou transtornos no trânsito de Fortaleza.
O trecho da BR-116 que passa por Fortaleza ficou interditado durante toda a manhã -nem mesmo os ônibus conseguiam atravessar o local.


Texto Anterior: Caos no Rio: Chefe da Polícia Civil afirma que R$ 40 milhões de repasse é pouco
Próximo Texto: Panorâmica - Bahia: Quadrilha fecha rodovia e assalta quatro ônibus
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.