São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padres criam pastoral para acolher descasados

DA REPORTAGEM LOCAL

Não há sinal de mudança à vista. Então, enquanto o Vaticano não se mostra disposto a rever os seus conceitos, alguns padres driblam as regras e tentam manter os seus fiéis. Para acolher os descasados, algumas paróquias da capital criaram a Pastoral para Casais em Segunda União. Eles continuam sem poder se casar na igreja e comungar, mas são católicos praticantes e se reúnem para discutir os motivos da exclusão.
É o que acontece quinzenalmente na São João Clímaco, no Sacomã, zona sul da cidade. Naquela região, algumas paróquias, há oito anos, resolveram trabalhar com esses casais. "Estamos com oito casais que se encontram para falar da Bíblia e da situação em que vivem", conta o padre Édson Donizete Toneti. "A acolhida é necessária porque a igreja não olha com atenção para esse rebanho, que não pára de crescer."
Edivan Lopes, 45, motorista, participa da pastoral. Divorciado, vive com Gabriela, que nunca foi casada, há quase dez anos. Tem um filho do primeiro casamento e dois do segundo, todos batizados. Seu sonho é esperar Gabriela no altar. "Ela diz que não fica triste de não poder se casar na igreja, apesar de sermos bastante católicos. Mas eu queria muito", conta.
O motorista também gostaria de voltar a comungar. O padre Édson explica que, principalmente para esses fiéis, a comunhão precisa ter um sentido mais amplo. "Eles não recebem a eucaristia, mas podem fazer a comunhão com Deus." Casar-se no religioso pela segunda vez, porém, só é possível se o divorciado recorrer ao Tribunal Eclesiástico. Dados de 1999 do tribunal da Arquidiocese de São Paulo revelam que, naquele ano, 108 casamentos foram declarados nulos.
Segundo o padre Juarez Pedro de Castro, secretário-geral do Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, ainda vai levar um bom tempo para a Igreja Católica aceitar casamentos de divorciados ou separados e permitir que eles comunguem. (DT)


Texto Anterior: Método avaliza caráter nacional de resultados
Próximo Texto: Pastor tira as dúvidas de fiéis até por e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.