São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCISCO CUNHA PEREIRA FILHO (1926-2009)

Empresário e animador cívico no PR

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Ele construiu o maior grupo de comunicação do Paraná, com oito emissoras de TV (retransmissoras da Globo), dois jornais diários, um portal na internet e duas emissoras de rádio. Mas deverá ficar na memória dos paranaenses por liderar campanhas em prol da população.
Doutor Francisco, como era chamado Francisco Cunha Pereira Filho, morreu anteontem, aos 82, após uma parada cardiorrespiratória.
Formado em direito pela Federal do Paraná, em 1949, já era um conhecido criminalista de Curitiba em 1962, quando comprou, com o sócio Edmundo Lemanski, o jornal "Gazeta do Povo".
A partir dele, criou o grupo RPC (Rede Paranaense de Comunicação). Meticuloso, escrevia os editoriais e acompanhava, pessoalmente, a implantação de torres de transmissão de suas emissoras de TV pelo Estado.
Pereira Filho angariou fama de "animador cívico" ao liderar mais de 30 campanhas em defesa de interesses paranaenses. Na recessão dos anos 80, com o slogan "Abra uma vaga em seu coração. Empregue pelo menos mais um", promoveu uma luta contra o desemprego.
Suas campanhas mais vitoriosas foram pela reativação da exploração do xisto no Paraná, em que teve que se confrontar com a Petrobras, e pelo pagamento de royalties pela Binacional Itaipu.
Pereira Filho deixa viúva e quatro filhos.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Garota de 13 anos estuprada que queria ter filho perde o bebê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.