São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INCULTA & BELA
Óptica e ótica

PASQUALE CIPRO NETO
Colunista da Folha


José Saramago não permite que nas edições brasileiras de suas obras se façam adaptações gráficas. Isso significa que formas como adoptar e direcção, comuns em Portugal, não são trocadas por adotar e direção, comuns no Brasil.
O fato é que a coisa não se limita à simples diferença entre a forma portuguesa e a brasileira. Não faltam idiossincrasias. Por razões que a razão desconhece, os brasileiros preferimos "seção" a "secção" (as duas são absolutamente equivalentes), mas preferimos "seccionamento" a "secionamento" (as duas também são absolutamente equivalentes, como o são "seccionar" e "secionar", "intersecção" e "interseção").
Pois bem. Entra em cena a fibra óptica. Ou será ótica? Por causa de recente decisão do governo sobre as infovias, a imprensa escreveu notas e notas a respeito da tal fibra nos últimos dias. As empresas de telecomunicações publicaram anúncios de página inteira. Viram-se as duas formas: óptica e ótica. Os leitores começaram a perguntar: qual das duas?
Vamos ao "Aurélio". Em "óptica", depois de dar seis definições, todas direta ou indiretamente ligadas à visão, o dicionário diz: "Var.: ótica". "Var." significa "variante".
Em outras palavras, "óptica" e "ótica" são equivalentes. A mesma observação se vê no verbete "óptico" ("Var.: ótico"), cujas definições também se ligam à idéia de visão.
Quando se procura "ótico", descobre-se que, além de ser variante de "óptico", o termo tem sentido próprio: "relativo ou pertencente ao ouvido".
As coisas parecem claras: a fibra pode ser óptica ou ótica. Mas a clareza diminui quando se vai ao "Vocabulário Ortográfico", que tem força de lei. Como não se trata de dicionário, teoricamente nele não se encontram definições semânticas. Em alguns casos, porém, o "Vocabulário" esclarece o sentido, talvez para afastar possíveis dúvidas.
Em "óptica", por exemplo, há o seguinte: "s.f. "ciência da visão". Cf. ótica, f. de ótico". "S." significa "substantivo"; "f.", feminino; "cf.", "confronte". Parece que o "Vocabulário" não abona o que diz o "Aurélio", o que se confirma em "ótico" ("relativo à audição. Cf. óptico, "relativo à visão").
Mas vamos fazer o que manda o "Vocabulário": confrontar. O que se encontra em "ótica"? Prepare-se: "s.f.: óptica". Xi! Entre idas e vindas, parece que o "Vocabulário" também quer dizer que óptica e ótica são equivalentes. É isso.


Pasquale Cipro Neto escreve nesta coluna às quintas-feiras.

E-mail: inculta@uol.com.br


Texto Anterior: Comissão pede reforço para requerer prisão
Próximo Texto: Homicídio: Polícia pára carro levando dois corpos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.