São Paulo, sexta-feira, 20 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio, Salvador e Belo Horizonte têm cooperativas

DA REPORTAGEM LOCAL

Das quatro maiores cidades brasileiras, apenas São Paulo ainda não tem uma coleta seletiva abrangente. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador seguiram o que diz a cartilha do próprio PT e implantaram a coleta apoiando as cooperativas.
O programa de governo da prefeita Marta Suplicy prevê a integração de grupos que já realizem ações de coleta seletiva e reciclagem e dos catadores na política de gerenciamento integrado do lixo e o incentivo à formação de cooperativas para atuar em parceria com a prefeitura.
No Rio, há três grandes cooperativas em atividade, que têm, juntas, 15 núcleos de coleta seletiva e triagem de recicláveis espalhados.
A infra-estrutura das áreas foi montada pela prefeitura e pela iniciativa privada e cedida aos catadores sob a forma de comodato. A supervisão fica por conta da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).
A população separa latas, vidros, plástico, papéis e papelões e os entrega a catadores ou leva a sedes da cooperativa. A cidade produz 7.800 toneladas de lixo por dia, mas não há estimativas de quanto é reciclado.
Em Belo Horizonte, a coleta seletiva existe desde 1993 e é feita em convênio com a Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis), a Pastoral de Rua e a Cáritas. O catador é reconhecido na Lei Orgânica do Município.
Em 1998, eram recolhidas 1.949 t de material inorgânico reaproveitável mensais, 1,7% do total produzido -3.800 t por dia ou 114 mil toneladas mensais.
As entidades conveniadas gerenciam galpões de triagem alugados pela prefeitura por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Foram instalados ainda contêineres para entrega voluntária.
Em Salvador, a Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana) apóia cooperativas de catadores que fazem a coleta seletiva uma vez por semana de porta em porta em grande parte da cidade. (MV)


Texto Anterior: Marta adia ampliação da coleta seletiva
Próximo Texto: Plano é aprimorar sem gastar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.