São Paulo, terça-feira, 20 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Para agência e escola, placa é só brincadeira

DA REPORTAGEM LOCAL

A agência Trip&Fun afirmou que a placa que as crianças do Liceu Di Thiene e mais de outras dez escolas seguravam na foto e que faziam referência ao Pateta era apenas uma brincadeira. A empresa disse também que recebeu uma reclamação de uma mãe de aluno do colégio e imediatamente excluiu a placa com esses dizeres da promoção nas escolas.
Henrico Esichiel, diretor de marketing da agência, afirmou ontem que a campanha nas escolas oferece aos estudantes "outras opções de placas". Entre elas, as que dizem: "Mãe, quero conhecer o Mickey de verdade" e "Meu presente de Natal já escolhi, ir para a Disney com a Trip&Fun".
"Os alunos escolhem a que eles querem segurar. [A do Pateta] é a mais popular, a que eles acham mais legal", diz.
A empresa diz que a promoção já aconteceu em pelo menos dez escolas e, na metade delas, a placa foi usada.
A aluna Renata confirma que escolheu a placa. "Era a mais legal. O Pateta é o de que eu mais gosto, é o mais engraçado."

Escola
O Liceu Di Thiene diz que uma coordenadora da escola acompanhava as crianças na hora das fotos, mas que ela não viu nada de errado na frase.
"Ela não viu a mensagem da forma [pejorativa] que está sendo colocada", diz um dos diretores da instituição, Eleandro Monteiro.
"Eu não entendo que o Pateta é um pateta. Pateta é o nome de um personagem. Vocês estão criando um negócio que é absurdo", complementa.
Ele disse, no entanto, que, ao receber uma reclamação de uma mãe, entrou em contato com a agência e pediu para que a placa deixasse de ser usada.
"[A placa] não tinha a intenção de constranger ninguém.
Só uma mãe me questionou, nenhuma criança levou isso tão a sério", diz o diretor. A mãe de Renata disse que não foi ela quem levou o caso do Pateta à direção do colégio.
O colégio cobra mensalidades em média de R$ 500 no ensino fundamental e tem cerca de 400 alunos.
"Nenhuma criança chamou a outra [de Pateta]. O perigo de tudo isso é essa mãe [que fez a denúncia à Folha] expor a criança dessa forma."
(TALITA BEDINELLI)


Colaboraram FERNANDO ITOKAZU, da Reportagem Local, GUILHERME GENESTRETI e LUIZ GUSTAVO CRISTINO


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Análise: Para que se educa?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.