São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roubos aumentam 33% em Pernambuco

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O número de assaltos a ônibus urbanos em Pernambuco cresceu 33% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2003.
Segundo a Secretaria da Defesa Social do Estado, 731 veículos foram assaltados de janeiro a abril de 2004, contra 550 nos mesmos meses do ano passado.
Cerca de 60% dos crimes foram registrados na região metropolitana de Recife. O clima é de insegurança entre os usuários do sistema de transporte. Seis pessoas morreram durante as investidas.
A última vítima foi o adolescente A.S.,17, baleado anteontem ao tentar assaltar um ônibus com outras três pessoas, em Recife.
Um dos passageiros, o policial militar Paulo Matos Barbosa Filho, 39, em trajes civis, reagiu à abordagem. Houve tiroteio dentro do ônibus. O policial foi baleado de raspão na cabeça.
Assustados com a onda de crimes, os 16 mil motoristas e cobradores da região metropolitana ameaçam promover paralisações de advertência para reivindicar mais segurança no trabalho.
A Secretaria da Defesa Social intensificou as ações preventivas, aumentando o número de abordagens a passageiros e vistorias dentro dos veículos.
Onze empresas de tecnologia interessadas em implantar sistemas de segurança eletrônica nos cerca de 2.700 veículos que circulam na região metropolitana vão apresentar hoje suas propostas.
Os projetos aprovados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) serão testados em sete veículos, a partir de junho. Entre os sistemas a serem avaliados estão microcâmeras de gravação contínua, de fotos, e alarmes interligados a centrais de polícia. O novo esquema de segurança deve ser implantado na frota a partir de agosto.


Texto Anterior: Segurança: Violência faz ônibus sair em comboio na BA
Próximo Texto: Panorâmica - Acidente: Fogo destrói sala da sede da Petrobras no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.