São Paulo, quarta-feira, 20 de maio de 2009

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Museu do Futebol é o segundo mais visitado da cidade

Espaço, inaugurado em outubro do ano passado, fica atrás somente do Museu da Língua Portuguesa em número de visitantes

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Interativos e multimídias, três dos mais novos museus de São Paulo têm conquistado o público paulistano e já estão entre os seis espaços culturais mais visitados neste ano.
Com pouco mais de três anos, o Museu da Língua Portuguesa é o que tem o maior público, 1.300 pessoas por dia (123,5 mil de janeiro a abril). Segundo a SPTuris (São Paulo Turismo), já é também o museu mais visitado do Brasil. O local recebeu um número de visitantes equivalente à população de Botucatu (230 km de SP).
O recém-inaugurado Catavento, aberto em março, e o Museu do Futebol, aberto em outubro último, também despontam entre os favoritos.
Em sete meses de funcionamento, o Museu do Futebol desbancou endereços tradicionais, como a Pinacoteca, o MAM (Museu de Arte Moderna) e o Masp (Museu de Arte de São Paulo), e já é o segundo mais movimentado da capital.
O Espaço Catavento deve trilhar um rumo semelhante: até abril ele teve mais visitas que o acumulado pelo Museu da Casa Brasileira ou pelo Museu da Independência desde o início deste ano.
Para a SPTuris, esse novo conceito de museu deve prever espaços para eventos, atrações audiovisuais, jogos eletrônicos, visitas interativas, infraestrutura de alimentação e venda de suvenires.
No Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, o bar e café temático instalados na própria praça Charles Miller impulsiona a frequência de visitantes.
Já a loja do Museu da Língua Portuguesa, que fica dentro do complexo da estação da Luz, mas do lado de fora do museu, também desperta o interesse de visitantes, vendendo livros e objetos relacionados ao idioma.
No Espaço Catavento, local onde ficava a antiga sede da prefeitura, também há planos de implantar um café e uma loja, com inauguração prevista para 2012.


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