São Paulo, quarta-feira, 20 de maio de 2009

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Anac cria site para clientes avaliarem empresas aéreas

Notas dos passageiros serão usadas para ordenar um ranking das melhores companhias

Agência não prevê punição para as piores colocadas; para empresas aéreas, a ideia é bem-vinda porque beneficia os consumidores


LARISSA GUIMARÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As empresas aéreas receberão notas, dadas pelos próprios passageiros, e serão expostas em um ranking de qualidade de serviço. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) lançou ontem uma página na internet, chamada Espaço do Passageiro, onde os consumidores poderão apontar os melhores e os piores serviços entre as companhias.
No site (www.anac.gov.br/ passageiro), os passageiros poderão opinar sobre 11 quesitos, com notas de um a dez.
Para Paulo Henrique Noronha, chefe de comunicação da agência, a ideia é que os usuários vejam a avaliação de outros passageiros sobre as empresas.
A Anac, no entanto, não prevê punição para as piores do ranking. "Funcionará como uma grande enquete popular e será também mais um estudo de satisfação dos passageiros."
Para o assessor jurídico do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Marcos Diegues, a ideia é positiva. "Mas não há qualquer registro quanto à possibilidade de a Anac usar esses dados para instruir sua atuação para a correção dos problemas", avaliou.
A Gol e a OceanAir informaram que receberam bem a iniciativa, pois beneficia o cliente.
Para a TAM, "é preciso levar em conta que se trata de uma enquete, e não de uma pesquisa com metodologias comprovadas. Dessa forma, podem surgir distorções em quesitos que não dependem da atuação da companhia". Já o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias diz esperar que a Anac "use as manifestações em prol da melhoria do setor".


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