São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Teste do pezinho ajuda crescimento

JULIO ABRAMCZYK

No Paraná, um programa de saúde pública para a identificação e o controle da fenilcetonúria em recém-nascidos permitiu que crianças diagnosticadas precocemente tivessem crescimento físico e mental normal.
A fenilcetonúria é um defeito genético que impede o organismo de controlar através do fígado o aumento do aminoácido fenilalanina no sangue. O diagnóstico precoce é fundamental para impedir danos cerebrais irreversíveis nas crianças e prevenir a deficiência mental e distúrbios motores decorrentes do problema.
Salete R. C. Brandalize, da PUC de Curitiba, e Dina Czeresnia, da Escola Nacional de Saúde Pública, no Rio, analisam na Revista de Saúde Pública (2004;38(2):300-6) o Programa de Triagem Neonatal do Estado do Paraná para fenicetonúricos e a evolução dos casos detectados entre 1996 e 2001.
Das 32 crianças identificadas, 93,7% têm desenvolvimento normal. É destaque a importância do apoio aos pais no tratamento por meio da dietoterapia.
No Brasil, o teste de triagem, conhecido também como "teste do pezinho", é obrigatório desde 1990 e feito a partir do segundo dia de vida do bebê. O tratamento é iniciado entre os 15 e 30 dias após o nascimento.
O tratamento tem por base uma dieta que não contenha o aminoácido fenilalanina e com alimentos pobres em proteínas.


E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Entrevista: Médicos lançam campanha para combater forma grave de infecção
Próximo Texto: Genoma: Vencedor do prêmio Nobel analisa o tema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.