São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso estreita contato com a natureza

DO "AGORA"

Afinal, o que é que se aprende num curso sobre bruxaria? A esotérica Tânia Gori conta: história da bruxaria e noções de práticas esotéricas como tarô e astrologia.
Os alunos também são orientados a relaxar e a estreitar o contato com a natureza. "As pessoas perderam costumes simples, como andar descalças e tomar chuva. Isso faz bem ao espírito", afirma Tânia Gori.
Segundo ela, as técnicas ensinadas durante o curso devem ser usadas apenas para o bem. "No curso para crianças, nós explicamos que não dá para resolver tudo com a magia. Temos que assumir e enfrentar os problemas."
Não são apenas as crianças que despertaram para a magia pelas mãos de Harry Potter. A esotérica Mônica Bonfiglio conta que, antes do lançamento do filme mais recente do bruxo, recebia cerca de 2.200 e-mails por mês com consultas esotéricas. Agora, o número saltou para 3.500.
"A quantidade de homens adultos que passaram a procurar o auxílio do esoterismo me espantou. Antes, 10% dos e-mails eram de homens. Hoje, esse índice é de 40%", afirma a esotérica.
Mônica Bonfiglio atualmente recebe mensagens até de estrangeiros -na última semana, por exemplo, recebeu e-mails enviados por moradores do México, da Argentina e da Inglaterra.
Na opinião dela, Harry Potter é um fenômeno positivo para desmistificar a bruxaria e as demais práticas esotéricas.
"Antes, havia muito preconceito. Hoje isso mudou", diz.
Mesmo sem atender pessoalmente desde 1989 -hoje, ela mantém uma coluna na internet e só responde a consultas por e-mail-, Mônica Bonfiglio mantém uma legião de fãs.
"Muitos artistas ligam para contar sobre projetos e pedir orientações", diz Bonfiglio, que já atendeu gente como cantor Fábio Jr. e os atores Oscar Magrini e Carolina Dieckman. Até Patrick Swayze, ator do filme "Ghost - Do Outro Lado da Vida", já recorreu aos serviços de Bonfiglio.
"A [jornalista] Marília Gabriela também já foi minha cliente e até comentou que meus livros ajudaram na aproximação entre ela e o [seu namorado, Reynaldo] Gianechinni", diz a esotérica.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Turismo: Destinos alternativos atraem mais brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.