São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Após dez anos de disputa, chimpanzé vai para santuário

LUIZA BANDEIRA
ENVIADA ESPECIAL A SOROCABA

O chimpanzé Jimmy, idade estimada de 25 anos, trocou na semana passada uma jaula de 120 m2 por um ambiente de 3.500 m2.
Foram dez anos de disputa pela "guarda" do chimpanzé, com direito até a um pedido de habeas corpus. Na quarta-feira, Jimmy saiu do zoológico de Niterói (RJ), fechado pelo Ibama, e se mudou para um santuário de primatas, em Sorocaba (SP).
Jimmy parece ainda estar se acostumando. Sobe na torre, anda na grama, vai até a janela gradeada ver suas vizinhas, as chimpanzés Samantha, 10, e Sofia, 2.
A previsão é que, no futuro, se mudem para lá as outras filhas de Samantha: Sara, 1, e Susi, de um mês.
O chimpanzé ainda não pode entrar em contato com outros animais porque é preciso saber se está saudável e se terá um comportamento agressivo. "Mas aparentemente ele tem personalidade muito boa", diz Pedro Ynterian, presidente do Projeto GAP (Projeto dos Grandes Primatas).
Segundo Ynterian, que defende o fechamento de zoológicos, Jimmy sofre de um problema psicológico, causado por anos de solidão e assédio do público.
Por isso, no primeiro dia, até comeu as próprias fezes. Os responsáveis esperam que esse quadro possa se reverter. Jimmy não terá mais contato com o público, já que o local não permite visitação.


Texto Anterior: Análise: A lição de Nova York: é fundamental avaliar antes de adotar
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.