São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problema pode se repetir de forma mais grave se não for tratado corretamente

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois que a lesão já foi feita, muitos jogadores continuam pecando pela falta de cuidados. Ficar dias sentindo dor sem um parecer médico pode agravar o problema.
"A pessoa se automedica, aplica gelo e fica esperando. Isso é perigoso porque pode diminuir a dor, mas não trata o problema. E a dor é só um sintoma" diz André Pedrinelli, do Comitê de Traumatologia do Esporte da Sbot.
"É muito comum a pessoa se machucar, pôr a perna para cima, não procurar um médico. Fica sem saber o grau de gravidade. Se não tratar da maneira correta pode ter uma relesão, que vai ser muito mais grave e mais difícil de tratar", completa o ortopedista Aires Duarte Júnior, da Santa Casa.
Os médicos afirmam que os agravantes para os casos de lesão são: idade, condicionamento físico e, justamente, lesões pregressas.
Segundo Duarte Júnior, após uma lesão valem as regras do "PRICE", sigla que significa proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. Esses são os cuidados básicos.
Depois disso, é preciso observar a gravidade do caso. O ortopedista diz que o primeiro parâmetro é a dor; o segundo é o inchaço, e o terceiro, a presença de sangramento, equimose ou hematoma. Na dúvida, procure um médico na segunda-feira.


Texto Anterior: [+] Passei por isso: Com o passar dos anos, passei a jogar só aos domingos
Próximo Texto: Mais saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.