São Paulo, sábado, 20 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Aos 38, gorila virgem ganha duas pretendentes de uma vez

SILVIA FREIRE
DE SÃO PAULO
PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Após 27 anos, a solidão do gorila Idi Amin, virgem aos 38, está perto do fim. Chegaram ontem ao zoológico de Belo Horizonte, vindas da Inglaterra, duas jovens fêmeas que lhe farão companhia.
Imbi e Kifta têm 11 anos e desembarcaram no Brasil depois de um longo processo, que envolveu até o Ministério das Relações Exteriores.
Idi -ou Grandão (1,80 m de altura e 200 kg)- é uma das principais atrações do zoológico, onde chegou em 1975. Quando filhote, conviveu com Dadá, uma gorila que acabou morrendo.
Até ontem, Idi (cujo nome é uma referência ao ex-ditador de Uganda) era o único gorila no país. A espécie é ameaçada de extinção.
Idi ainda não conheceu suas pretendentes, o que deve ocorrer após uma quarentena para adaptação delas.
No início, o contato entre eles será visual e olfativo. Eles ficarão separados por uma grade que permitirá apenas o toque de patas.
O trio só dividirá o mesmo teto depois que os técnicos avaliarem que estão preparados. Todo o processo deve levar ao menos 90 dias.
Os gorilas costumam viver em grupos na natureza. Segundo a bióloga Rizzia Dias Botelho, a chegada das duas fêmeas visa ao bem-estar de Idi, mas todos no zoológico torcem por um filhote.
Segundo ela, há registros de gorilas reproduzindo até aos 45 anos. Em cativeiro, eles vivem de 50 a 55 anos. Aos 11, Imbi e Kifta estão entrando no período fértil.
As "meninas" foram cedidas por uma fundação que administra dois zoológicos na Inglaterra. A permanência depende da adaptação.
A vinda das fêmeas custou cerca de R$ 470 mil. A Vale bancou R$ 270 mil do total.


Texto Anterior: "Insensato Coração" termina com 47 pontos de audiência em SP
Próximo Texto: Vacinação: Ministério atrasa, e cidades compram doses de antirrábica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.