São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após multas, Center Norte anuncia obras

Shopping terá de pagar R$ 17.450 diários ao Estado se não resolver a alta concentração de gás metano nas lojas

Kassab deu até domingo para centro comercial entregar relatórios de medições do gás, sob risco até de lacração

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Após ser multado ontem em R$ 17.450, o shopping Center Norte, na Vila Guilherme (zona norte de SP), disse que começou a ampliar seu sistema de drenagem de gás.
A decisão vem depois de cobranças da Cetesb, a agência ambiental paulista. Em agosto, por não entregar um plano eficiente de controle do gás metano, o shopping recebeu duas multas do Estado.
Ontem, por continuar não cumprindo as exigências, o centro comercial passou a ser multado diariamente. Antes de anunciar que aumentaria a exaustão do metano, a direção do local chegou a dizer que o problema estava sob controle.
O estabelecimento, construído em 1984 sobre um antigo lixão, sofre com a decomposição de material orgânico do subsolo, o que tem jogado gás, em níveis perigosos, para o interior de algumas lojas, segundo relatórios da Cetesb. Na semana passada, a agência colocou todo o terreno do Center Norte, que engloba ainda o Lar Center, na sua lista de áreas contaminadas críticas. A Cetesb afirma que há risco de explosão.
Apesar de o acúmulo de gás ser monitorado há anos, a situação começou a piorar nos últimos meses. Em 14 de julho, o próprio shopping informou que havia detectado gás em níveis preocupantes em uma loja. O acúmulo de metano ocorria em uma caixa de fiação elétrica. No local, foi instalado um sistema de exaustão.
No entanto, vistoria de técnicos da Cetesb, em 21 de julho, mostrou que deveriam ser feitas novas medidas. No dia 17 daquele mês, níveis acima dos ideais -que indicam risco de explosão- foram registrados em três lojas do Center Norte. Apesar de ter poder para interditar o shopping, a Cetesb diz que somente tomará essa decisão em último caso, caso as multas diárias -que só podem ser aplicadas por 30 dias corridos- não deem o resultado esperado.
A prefeitura criou ontem uma comissão para acompanhar o caso e deu prazo até domingo para o Center Norte entregar os relatórios de medições do gás, sob risco de ser multado e até lacrado.
O prefeito Gilberto Kassab (PSD) afirmou que qualquer decisão será tomada com a Cetesb. "É uma medida técnica, e não política. Vamos tomar cuidado. Não descarto, se houver necessidade, o fechamento temporário de parte ou até de todo o empreendimento", afirmou Kassab.
É raro um terreno entrar na lista de áreas contaminadas críticas da Cetesb. Na cidade de São Paulo, existem apenas outras duas áreas nesta condição, ambas na zona sul: os bairros de Jurubatuba (Santo Amaro) e da Vila Carioca (Ipiranga).
Em todo Estado de São Paulo existem outras três áreas contaminadas em situação considerada crítica.


Texto Anterior: Professores em greve há 105 dias em MG
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.