São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Cidade de Deus, tropa de elite mata 2 suspeitos

Bope mata dois supostos traficantes durante troca de tiros na favela carioca

Episódio mistura violência real com a reproduzida pelos filmes "Tropa de Elite e "Cidade de Deus", ícones do cinema nacional

Wania Corredo/Agência O Globo
Policiais do Bope na Cidade de Deus em ação para a retirada de barricadas; 2 homens foram mortos durante tiroteio no local

MÁRCIA BRASIL
DA SUCURSAL DO RIO

A tropa de elite matou duas pessoas durante operação na Cidade de Deus. A violência cotidiana do Rio misturou ícones do cinema nacional que a ficção ainda não havia conseguido.
Dois homens foram mortos na madrugada de ontem durante confronto com integrantes do Bope (Batalhão de Operações Especiais), na Cidade de Deus, após intensa troca de tiros em uma localidade chamada Caratê.
A Polícia Militar afirma que os mortos são traficantes e que com eles foram apreendidas duas pistolas calibre 9 milímetros. Não ficou clara a razão da operação da tropa de elite da Polícia Militar do Rio na Cidade de Deus -região onde é ambientado o livro de Paulo Lins que inspirou o filme do cineasta Fernando Meirelles.
A PM informou que o Bope fazia uma operação na região quando ocorreu a troca de tiros, mas não revelou o motivo da ação. Há cinco dias, o policial militar William Rodrigues, 35, foi morto na Cidade de Deus, durante operação do 18º BPM (Jacarepaguá), baleado no abdômen e no ombro durante confronto com traficantes. Rodrigues estava havia dez anos na corporação.
Na ação do Bope, foram apreendidos um fuzil, três pistolas, 110 pedras de crack e 33 papelotes de cocaína. Leonardo Gomes Novaes foi detido e levado para a 32ª DP (Jacarepaguá). Os policiais disseram que Novaes, que dirigia um Fiesta, furou a blitz e desacatou os policiais. Ele negou a acusação.
O confronto durou cerca de 20 minutos e um helicóptero foi acionado para sobrevoar a área e dar apoio ao Bope. Após a tropa especial ter deixado a favela, cerca de 50 PMs de diferentes batalhões do Estado ocuparam as entradas da Cidade de Deus para conter eventuais manifestações de moradores nas ruas de Jacarepaguá.
Cidade de Deus é uma sub-região de Jacarepaguá, na zona oeste, criada em 1966 para abrigar removidos da favela Macedo Sobrinho, no Humaitá, zona sul. Tem cerca de 50 mil habitantes e foi apontada, em pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, como a favela na qual os moradores têm maiores taxas de acesso a bens duráveis (como automóveis, TVs, máquinas de lavar etc) e a serviços públicos, como água, esgoto e lixo coletado.
O Bope foi criado quatro anos depois do nascimento da Cidade de Deus, em 1970, sendo o batalhão especializado em incursões, patrulhas e combate ao crime em favelas, com uso de armamentos do porte dos usados por forças do Exército. Tornou-se mais conhecido por ser a "Tropa de Elite" que deu título ao filme do cineasta José Padilha, lançado neste mês e que já foi visto por 1 milhão de espectadores.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Disparos atingiram áreas vitais, diz registro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.