São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JOÃO ROBERTO DUFF AZEVEDO (1945-2011)

As perguntas ao dr. João Roberto

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Havia um quadro no programa "Sua Saúde", da rádio Imprensa, que se chamava "Pergunte ao Doutor João Roberto". Nele, os ouvintes ligavam para a emissora com suas dúvidas, e João Roberto Duff Azevedo as respondia.
O paulistano era neurocirurgião. Na mesma época em que falava sobre saúde no rádio, no final da década de 1990, lançou um livro chamado "Ficar Jovem Leva Tempo".
A obra o fez dar inúmeras entrevistas, como a que concedeu a Jô Soares. No programa, falou sobre o livro, espécie de guia para viver melhor voltado para a terceira idade.
Neto de Arnolfo Azevedo, que foi deputado federal e senador da República, e filho do geógrafo e professor da USP Aroldo de Azevedo (1910-1974), João Roberto formou-se pela quarta turma da Santa Casa de São Paulo, em 1971.
A medicina era sua grande paixão na vida, como conta a filha Gabriela, estudante. Um ano após se formar, casou-se com Heloísa, que conhecera na festa de um amigo que tinham em comum. Trabalhou em vários hospitais da capital paulista e teve uma clínica própria. Também fez pesquisas na USP, no Laboratório de Investigação Médica, como lembra a filha.
A família, que não perdia seus programas, o descreve como bem-humorado. Apaixonado por música, era fã de Frank Sinatra e profundo conhecedor de jazz. Tinha em casa gravações raras.
Afastara-se do trabalho por problemas de saúde. Morreu no sábado, aos 66, de complicações pulmonares. Deixa viúva e filha. A missa do sétimo dia será amanhã, às 19h30, na paróquia São João de Brito, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: MEC altera dez locais de prova do Enem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.