São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Três dos cinco novos pavimentos serão entregues na próxima sexta-feira; número de vagas passa de 850 para 2.250

Congonhas ganha garagem pela metade

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de discussões que se arrastam desde a década de 90, as obras do edifício-garagem do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, serão parcialmente entregues na próxima sexta-feira, às vésperas do Natal, mais que dobrando a atual oferta de vagas para estacionar -de 850 para 2.250.
A liberação do novo espaço será acompanhada da conclusão de quatro novas pontes de embarque de passageiros nas aeronaves, num evento que deve ter inclusive a presença do presidente Lula.
Por um lado, a abertura do edifício-garagem deve aliviar os acessos a Congonhas, que nos últimos meses passou a ter filas de espera superiores a meia hora nos picos para quem quisesse estacionar, elevando os engarrafamentos.
Por outro, os passageiros tendem a notar uma situação improvisada, já que somente um pedaço do novo prédio será liberado -três dos cinco pavimentos, sem incluir também a escada rolante de acesso à garagem e uma praça.
A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) vinha anunciando a conclusão da obra para este mês, embora a data-limite contratual fosse só em fevereiro do ano que vem.
A diretora de engenharia da empresa, Eleuza Lores, diz que a antecipação do término para dezembro de 2005 havia sido acertada com a SAO Parking, que obteve a concessão do espaço por 15 anos. Nas últimas semanas, segundo ela, "eles pediram para entregar tudo só no aniversário de São Paulo", em 25 de janeiro.
"Apertamos e falamos que não, que a gente queria pelo menos uma parte agora", afirma Lores.
A SAO Parking ressalta que não há nenhum descumprimento contratual e que a conclusão parcial neste mês é apenas uma antecipação. A obra completa, ao custo de R$ 50 milhões e que aumentará a oferta de vagas de estacionamento para 3.400, estará pronta no primeiro semestre de 2006.
Para Marcelo Bisordi, diretor-gerente da empresa responsável pela garagem privada, as 1.150 vagas que ficarão pendentes ainda não vão fazer falta inicialmente.
"Por enquanto, será só uma pré-operação para atender à solicitação da Infraero", afirma.
A tentativa da Infraero de ampliar seu estacionamento começou de forma frustrada nos anos 90, em meio a contestações judiciais, por exemplo, pelo impacto na vizinhança. Em 2002, ela fez um acordo com representantes do Movimento Defenda São Paulo para a retomada do projeto.
Mas as resistências persistem. Antonio Cunha, presidente do movimento de moradores do Campo Belo, nas imediações do aeroporto, considera que a abertura da garagem "é uma tragédia" porque tende a atrair carros.
"É uma facilidade que vai consolidar a hiperutilização", afirma Cunha, para quem a obra reduz a possibilidade de retirar vôos do aeroporto. Congonhas foi construído na década de 30 e estava capacitado para receber 6 milhões de passageiros por ano. O total em 2005 deve passar de 15 milhões.
Roberto Saruê, conselheiro do Defenda São Paulo, diz também que não recebeu até hoje os relatórios de impacto do empreendimento e as medidas mitigadoras. A Infraero alega que a obra total só será inaugurada em 2006.
Lores, diretora de engenharia da empresa, avalia que a abertura ainda que parcial do novo espaço já vai trazer mais comodidade aos passageiros. O estacionamento atual, que é descoberto e tem 850 vagas, permanecerá aberto, mas haverá uma nova entrada, metros adiante, para a nova garagem.
O edifício-garagem é parte de uma série de obras no aeroporto, incluindo uma nova sala de embarque, já entregue, e pontes que levam os passageiros direto para as aeronaves. Oito delas foram inauguradas há mais de um ano. Mais quatro passarão a funcionar a partir de sexta-feira que vem.
Boa parte dos viajantes, porém, ainda terão de usar os ônibus da pista -já que essas 12 pontes de embarque representam só metade do total de posições de estacionamento das aeronaves.


Texto Anterior: Bilhete Único: Linha verde fica pronta para fase de testes
Próximo Texto: Preços devem ter mudanças no ano que vem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.