São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luzes de Natal "castigam" os troncos das árvores de Higienópolis e Moema

DA REPORTAGEM LOCAL

As luzinhas de Natal, tradicionais nas ruas da cidade nesta época do ano, já trouxeram prejuízos para dois condomínios. Os dois edifícios foram multados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente devido à afixação das luzes em árvores com o auxílio de pregos -o que é proibido.
Os dois prédios são de Higienópolis (região central), mas o problema se espalha também por outros bairros, como Moema, na zona sul. Ali, na rua Pintassilgo, pelo menos 70 pregos seguravam ontem uma mangueira iluminada numa árvore, na altura do número 510.
Na av. Higienópolis, num condomínio no número 826, foram colocados cerca de 50 pregos numa palmeira. No mesmo terreno, outra palmeira tinha pelo menos 40 pregos.
Segundo o engenheiro agrônomo Antonio Natal Gonçalves, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) que atua na área de fisiologia das árvores, a perfuração por pregos traz o risco de pragas e doenças, podendo debilitar as árvores.
A perfuração dos troncos é punida com multa pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Os dois condomínios autuados até agora ficam na rua Sergipe, em Higienópolis. Um deles, na altura do número 600, foi multado em R$ 500 -havia uma árvore danificada. O outro, na altura do número 440, foi autuado em R$ 1.500 -havia três árvores com pregos.
A pasta recebeu denúncia de que há árvores danificadas por pregos nas ruas Pintassilgo, Arapanés, Sabiá e Tuim. Deve fazer vistoria no local.
Devanir Amâncio, da ONG Educa São Paulo, fez uma ação para retirar pregos de árvores em Moema ontem. "É preciso conscientizar a população. Não defendemos as multas, mas que seja feita uma campanha educativa na cidade", disse. Um dos pontos em que retirou pregos foi na rua Arapanés, na altura do número 940.
No ano passado, 57 árvores foram perfuradas na rua Oscar Freire. O chefe de gabinete da Secretaria do Verde, Helio Neves, disse à época que os furos facilitam a entrada de cupim, fungos e bactérias nos troncos, o que pode provocar doenças e até a morte das árvores.
Algumas árvores são tratadas como substitutas dos postes. Na rua Cotovia, em Moema, uma árvore carrega dois refletores de luz, na altura do número 455. Assim como os enfeite natalinos, eles ficam pendurados por pregos. (AFRA BALAZINA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Patrocínio paulista: Anencéfala volta a usar aparelho para respirar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.