São Paulo, segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fim de semana é de caos em aeroportos

Nevasca na Europa piorou atrasos em Guarulhos, que superaram média dos aeroportos do país até novembro

Passageiros tentaram embarcar desde sexta e só conseguiram fazer check-in ontem à noite, sem ter informações

DE SÃO PAULO

Filas enormes para check-in, atrasos e cancelamentos nos voos marcaram o fim de semana que antecedeu as festas de fim de ano nos aeroportos de Guarulhos (Grande SP) e Congonhas (zona sul).
No sábado, Cumbica acumulou 133 atrasos (36% dos 361 voos) e 11 cancelamentos. O número é bem maior do que a média de voos atrasados nos aeroportos do país até novembro (11,6%) e supera o índice de 2007 (28,6%), ano da greve dos controladores e do acidente da TAM.
Já Congonhas teve menos atrasos (41), mas mais cancelamentos -14 no sábado e 15 no domingo. Ontem a situação melhorou em Cumbica e os atrasos se mantiveram na média de 23%.
Parte dos percalços ocorreu pela nevasca no hemisfério norte, ontem. A confusão deve aumentar se for confirmada a greve dos aeroviários na próxima quinta-feira. A categoria reivindica reajuste.
Em Cumbica, a professora Marcia Teotonio, 42, foi ao balcão da Anac para reclamar da AirFrance. Ela deveria ter viajado às 21h20 de sábado, mas, à 1h45 de ontem, só metade dos passageiros entrou no avião. Marcia voltou às 12h para novo check-in. Até as 19h, não havia embarcado. "Não me deram nenhuma explicação sobre o cancelamento", disse.
O estudante Erik Ekstrom, 20, deveria ter embarcado na sexta-feira para Amsterdã num voo da KLM, cancelado por causa da nevasca. Ele foi transferido para um voo da British Airways no sábado, que também acabou cancelado pelo mesmo motivo. Ele só fez o check-in às 19h50 de ontem para o voo das 22h45.
A TAM informou que cancelou todos os voos de ontem e hoje, de Cumbica e do Tom Jobim, no Rio, com destino a Londres por causa da nevasca. Os voos da capital inglesa para o Brasil também foram cancelados ontem.
Os clientes afetados poderão remarcar suas passagens pelos telefones 4002-5700 (capitais) ou 0800-5705700 (demais localidades).
A Infraero informou que registrou problemas com as tripulações de TAM e Webjet.
Em Congonhas, cerca de 150 passageiros se aglomeraram no check-in da TAM anteontem para embarcar num voo para Curitiba. Eram clientes da Webjet que partiriam num voo cancelado. Eles foram encaixados em voos de outras companhias.
A reportagem não conseguiu localizar KLM, AirFrance e WebJet. (GIBA BERGAMIM JR. e CRISTINA MORENO DE CASTRO)


Texto Anterior: Sidney Uliris Bortolato Alves (1949-2010): De curador a secretário-geral da OAB
Próximo Texto: Outro lado: Infraero, Anac e empresas aéreas justificam falhas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.