UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Às 20h, a cidade apresentava somente 2 km de congestionamento, situação semelhante à de domingos e feriados

Rodízio retorna, e SP tem dia tranquilo

DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo teve trânsito tranquilo ontem, quando voltaram a vigorar as regras do rodízio municipal de veículos.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou pico de lentidão de 29 km no período da manhã, às 8h30, e de 41 km no da tarde, às 19h. Às 20h, a capital paulista tinha só 2 km de congestionamento -situação semelhante à de domingos e feriados.
Os índices também ficaram aquém das médias de janeiro de 2002: 53 km (manhã) e 82 km (tarde). Segundo a CET, apenas um acidente grave trouxe engarrafamentos, no Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo. Um veículo capotou no começo da tarde e provocou lentidão no bairro.
Na sexta-feira passada, último dia útil antes da volta do rodízio, São Paulo teve recorde de congestionamento de 2003 pela manhã: 70 km. À tarde, foram 96 km, segunda maior marca deste ano.
Os picos de lentidão de ontem também ficaram abaixo dos registrados pela CET na segunda-feira da semana passada: 26 km pela manhã e 69 km à tarde.
O rodízio esteve suspenso do dia 23 de dezembro até a última sexta. Neste ano, pela segunda vez consecutiva, a CET voltou com a fiscalização antes do final das férias escolares e da volta às aulas.
Pesquisas da companhia feitas em anos anteriores mostraram que os congestionamentos recomeçavam na segunda quinzena de janeiro, e não só em fevereiro.
Ontem, estiveram proibidos de circular no centro expandido, das 7h às 10h e das 17h às 20h, veículos com finais de placa 1 e 2. Hoje, estão proibidos, nesses horários, os veículos com finais de placa 3 e 4.
A multa pelo descumprimento do rodízio de veículos é de R$ 85,12. A infração também leva a um acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.
O centro expandido da capital paulista é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, pelas avenidas dos Bandeirantes, das Juntas Provisórias, Tancredo Neves, Professor Luís Inácio Anhaia Melo e Salim Farah Maluf e pelo complexo viário Maria Maluf.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Minas Gerais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.