São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

Daniel Guimarães/Folha Imagem
Eclusa no Tietê que permitirá a passagem de embarcações que transportam material retirado do rio


POLUIÇÃO

Obra permitirá que barcaça transporte material retirado do fundo do Tietê
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), inaugurou ontem uma eclusa próximo ao Cebolão (interligação entre as marginais Pinheiros e Tietê) que permitirá navegar entre as barragens da Penha, na zona leste, e Edgar de Souza, em Santana de Parnaíba (Grande SP), um trecho de 40 quilômetros.
A eclusa permite passar de um lado a outro do rio em pontos com desnível de água entre os lados. O recurso lembra um elevador: a embarcação entra, por exemplo, pelo lado com nível mais alto do rio. A passagem é fechada, e os operadores escoam lentamente a água da eclusa. Assim, quando a passagem do outro lado, que leva ao nível mais baixo, é aberta, a embarcação está na mesma altura do rio.
Segundo Alckmin, a obra possibilitará substituir os caminhões por barcaças no transporte do material retirado do Tietê.
Hoje o material é transportado de madrugada, para não afetar o trânsito. Mas há registro de acidentes causados pela queda de lama e lixo nas marginais.
Cada barcaça poderá levar 150 toneladas de material do fundo do rio (equivalente a dez caminhões). (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Violência: Turistas argentinos são feridos em assalto em Santa Catarina
Próximo Texto: Telefonia: Cerca de 2,8 milhões de celulares pré-pagos não foram cadastrados, diz a Anatel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.