São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segundo o Inca, regra prevalece à pressão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor-geral do Inca, José Gomes Temporão, admitiu ontem que existe pressão, principalmente de familiares, em casos envolvendo transplantes. Mas, segundo ele, o que define as decisões é a legislação.
"Todo tipo de pedido que aparece está sendo registrado para que seja encaminhado. [...] Mas jamais iríamos ferir ou burlar a lei. As pressões acontecem não só de políticos, mas de familiares, da sociedade. A linha de trabalho é de respeito à ética", afirmou, durante entrevista em Brasília para rebater denúncias feitas pelo médico Daniel Tabak.
Na entrevista, a assessoria de imprensa do ministro da Saúde, Humberto Costa, também rebateu a informação, divulgada pela revista "Época", de que ele teria agilizado o caso de um paciente de 13 anos a pedido do deputado federal Antônio Serafim Venzon (PSDB-SC). De acordo com a assessoria, Costa telefonou ontem para o deputado, que teria negado a informação. Anteontem, o deputado confirmou à Folha ter feito o pedido.
O ministério aguardava um documento assinado por Venzon para negar que Costa tivesse conversado com ele sobre o assunto. Como não foi encaminhado, o ministério decidiu interpelar judicialmente o deputado para que esclareça o assunto.

Substituto
Temporão também anunciou que no lugar de Tabak na direção do Cemo assume Luiz Bouzas, que já trabalhava na equipe.
Para apurar as denúncias feitas pelo médico, o Ministério da Saúde abriu uma sindicância, com prazo de 30 dias para realizar os trabalhos. Também será realizada uma auditoria em todo o sistema de transplantes de medula óssea.


Texto Anterior: Processo é muito obscuro, diz paciente
Próximo Texto: Campinas: HC da Unicamp vai dispensar casos que não são emergenciais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.