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Faixa de motos tem teste hoje na 23 de Maio
Uma das cinco faixas da avenida será reservada aos motoqueiros das 10h às 16h; a experiência segue até sexta-feira
Trecho de 2 quilômetros será sinalizado com cones e placas; os carros que desrespeitarem a indicação serão multados em R$ 85,13
DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"
A avenida 23 de Maio será
hoje palco de mais uma experiência da Prefeitura de São
Paulo para tentar melhorar a
desarmoniosa convivência entre carros e motos.
Uma de suas cinco faixas será
reservada aos motoqueiros das
10h às 16h. Os carros que invadirem o espaço poderão ser
multados em R$ 85,13. Já as
motos não serão punidas se não
utilizarem o corredor.
A faixa exclusiva será de dois
quilômetros, entre os viadutos
Tutóia e Pedroso. Ela será a da
esquerda, junto ao canteiro
central, delimitada por cones e
com sinalização aérea. O teste
irá até sexta-feira.
Ontem, uma dessas placas de
sinalização informava o horário errado: das 0h às 16h. A CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego) diz que o número 1 deve ter caído com as fortes chuvas, mas seria recolocado.
Três representantes de entidades ligadas a motoboys foram convidados pelo secretário
municipal dos Transportes,
Alexandre de Moraes, para
acompanhar a implementação
dos corredores. Dois deles confirmaram à Folha que vão.
"Somos favoráveis à faixa.
Não só na 23 como em toda a
cidade: Radial Leste, nas marginais", disse Gilberto dos Santos, o Gil, presidente dos autônomos da categoria.
"Essa é uma das nossas antigas reivindicações", completou
Aldemir Martins de Freitas, o
Alemão, presidente do sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da cidade de São Paulo.
O prazo de experiência é até
sexta-feira. Se der certo, a medida poderá se transformar em
permanente. "Se não der, nós
não vamos implantá-las", disse
no último sábado o prefeito
Gilberto Kassab.
Sobre a proibição de motos
nas vias expressas das marginais, Kassab disse que a medida será testada. "Ainda não é
uma lei, é uma iniciativa de caráter experimental e, portanto,
se não der certo, é evidente que
nós não iremos implantar."
Desde 2006, essa é a terceira
ação da prefeitura para tentar
reduzir o número de acidentes
envolvendo motociclistas na
capital. Uma delas, a Faixa Cidadã na avenida Rebouças, é
considerada um fracasso.
A sinalização indicando preferência a motos em uma das
faixas não é respeitada.
Na avenida Sumaré há uma
faixa exclusiva para motos, mas
ela não conseguiu reduzir o número de acidentes. Isso porque, segundo a CET, os carros
fazem conversões irregulares e
acabam provocando colisões.
Radares devem ser colocados
na avenida para tentar resolver
o problema.
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