São Paulo, segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

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Faixa de motos tem teste hoje na 23 de Maio

Uma das cinco faixas da avenida será reservada aos motoqueiros das 10h às 16h; a experiência segue até sexta-feira

Trecho de 2 quilômetros será sinalizado com cones e placas; os carros que desrespeitarem a indicação serão multados em R$ 85,13

DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"

A avenida 23 de Maio será hoje palco de mais uma experiência da Prefeitura de São Paulo para tentar melhorar a desarmoniosa convivência entre carros e motos.
Uma de suas cinco faixas será reservada aos motoqueiros das 10h às 16h. Os carros que invadirem o espaço poderão ser multados em R$ 85,13. Já as motos não serão punidas se não utilizarem o corredor.
A faixa exclusiva será de dois quilômetros, entre os viadutos Tutóia e Pedroso. Ela será a da esquerda, junto ao canteiro central, delimitada por cones e com sinalização aérea. O teste irá até sexta-feira.
Ontem, uma dessas placas de sinalização informava o horário errado: das 0h às 16h. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que o número 1 deve ter caído com as fortes chuvas, mas seria recolocado.
Três representantes de entidades ligadas a motoboys foram convidados pelo secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, para acompanhar a implementação dos corredores. Dois deles confirmaram à Folha que vão.
"Somos favoráveis à faixa. Não só na 23 como em toda a cidade: Radial Leste, nas marginais", disse Gilberto dos Santos, o Gil, presidente dos autônomos da categoria.
"Essa é uma das nossas antigas reivindicações", completou Aldemir Martins de Freitas, o Alemão, presidente do sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da cidade de São Paulo.
O prazo de experiência é até sexta-feira. Se der certo, a medida poderá se transformar em permanente. "Se não der, nós não vamos implantá-las", disse no último sábado o prefeito Gilberto Kassab.
Sobre a proibição de motos nas vias expressas das marginais, Kassab disse que a medida será testada. "Ainda não é uma lei, é uma iniciativa de caráter experimental e, portanto, se não der certo, é evidente que nós não iremos implantar."
Desde 2006, essa é a terceira ação da prefeitura para tentar reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas na capital. Uma delas, a Faixa Cidadã na avenida Rebouças, é considerada um fracasso.
A sinalização indicando preferência a motos em uma das faixas não é respeitada.
Na avenida Sumaré há uma faixa exclusiva para motos, mas ela não conseguiu reduzir o número de acidentes. Isso porque, segundo a CET, os carros fazem conversões irregulares e acabam provocando colisões. Radares devem ser colocados na avenida para tentar resolver o problema.


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