São Paulo, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibirapuera tem aparelho seguro, afirma empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa Physicus, fabricante dos aparelhos para atividade física que estão sendo instalados no parque Ibirapuera, afirma que os equipamentos são absolutamente seguros.
Maurício José Teixeira, diretor da empresa, contesta avaliação feita pelo personal trainer César Patti, que, em reportagem da Folha do último dia 12, apontou riscos e dificuldades para os usuários.
"Há seis anos fazemos academias ao ar livre no Brasil e na América Latina e nunca tivemos registro de nenhum incidente", afirmou Teixeira.
Patti havia afirmado que a impossibilidade de ajustar a altura e a inclinação do aparelho pode dificultar os exercícios. Ele criticou ainda a falta de profissionais orientando os usuários e o piso de pedrinhas -que pode provocar escorregões.
Patti é membro do Conselho Regional de Educação Física, fez especialização no Instituto Cooper em Dallas (EUA) -referência na área- e curso de pós-graduação em treinamento na Unifesp.
A Physicus diz que os aparelhos foram aprovados pela prefeitura e por médicos e fisiologistas.
Os aparelhos -cerca de 70 foram doados pela empresa ao Ibirapuera -são democráticos, segundo Teixeira. Ele diz que foram feitos tendo em conta parâmetros médios da população, mas podem ser usados por todos, especialmente quem não pode pagar uma academia.
O diretor da empresa afirma que os equipamentos não visam ganho de massa muscular, mas sim o "bem-estar" e a saúde.
Teixeira diz que permitir ajuste de altura ou peso implicaria a presença de peças removíveis -como pinos- o que é inviável em razão de furtos. A empresa diz estudar a colocação de placas informativas para cada aparelho e que um profissional para orientações não é essencial, pois os equipamentos são de simples utilização.


Texto Anterior: Foco: Modelo de ensaio sensual será um dos substitutos de Jamelão na Mangueira
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.