São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Condomínio popular interditado é invadido

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A TERESÓPOLIS

Último projeto habitacional construído pela Prefeitura de Teresópolis, em 2006, o único condomínio popular do bairro Fischer foi interditado quatro meses depois da sua inauguração.
Abandonado há mais de quatro anos, está agora sendo invadido por desabrigados da chuva.
Pelo menos 15 famílias que perderam o teto no bairro se mudaram para lá. Em novembro de 2006 o condomínio havia sido condenado depois que uma barreira deslizou e atingiu três unidades.
"Estamos todos com medo, mas é o único jeito de continuar debaixo de um teto. Como perdi tudo, vou esperar a prefeitura resolver o que vai fazer num cantinho construído por ela", afirmou o camelô Leonardo de Jesus da Silva, 37.
Silva divide a apertada casa, de 36 metros quadrados, com a mulher, três filhos e dois cachorros.
O camelô morava um pouco mais abaixo da encosta e teve sua casa destruída, na semana passada, pelas pedras e pela terra que rolaram morro abaixo.
O condomínio de 50 casas foi erguido no alto do morro do Matadouro, numa área instável e onde constantemente ocorrem deslizamentos. O objetivo era abrigar pessoas que haviam perdido suas casas em inundações e desabamentos. Custou R$ 1,5 milhão, em recursos do próprio município.
Há uma semana o bairro não tem luz, telefone e água. O cenário ainda é de destruição, com barreiras de lama bloqueando ruas, árvores caídas e postes retorcidos.
Logo na entrada do condomínio, que teve os muros quebrados, uma placa colocada pelo ex-prefeito Roberto Petto celebra a construção das casas "com recursos próprios do município".
Ouvido pela Folha, Petto reconheceu que houve um erro de "planejamento" e alegou que ergueu o condomínio em área de risco "porque foi o único terreno doado".
Segundo o político, a área era de um empresário local.


Texto Anterior: De novo, a chuva: Desabrigados terão bolsa-aluguel, mas mercado prevê falta de casas
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.