São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil tem 50 milhões de raios por ano

DE SÃO PAULO

Em função de sua extensão e do fato de grande parte do seu território se encontrar na zona tropical, o Brasil é um dos países com maior incidência de cargas atmosféricas do mundo.
De acordo com Alexandre Piantini, engenheiro eletricista da USP, especialista em descargas atmosféricas, o país é atingido anualmente por aproximadamente 50 milhões de raios.
"O risco de um acidente fatal no Brasil é de aproximadamente 1 para 1,5 milhão de habitantes", explica.
"Mas, como para cada morte ocorrem nove acidentes não fatais, o risco de alguém sofrer um acidente com raio é de cerca 1 para cada 150 mil pessoas", diz.
A título de comparação, nos EUA o risco de acidentes é de 1 para cada 500 mil.
Os números variam de região para região do país e dependem da quantidade de raios incidentes em cada região e da densidade da população efetivamente expostas.
Por exemplo, os riscos são muito maiores no campo do que na grandes cidades.
De acordo com Piantini, os hábitos da população e o seu grau de conscientização a respeito do perigo que os raios representam e do que deve ser feito para diminuir esses riscos também contam.
O especialista diz que alguns cuidados devem ser tomados durante uma tempestade, como evitar lugares altos, tais como morros e topos de casas e edifícios, e lugares abertos, como descampados e campos de futebol.
Nesses lugares, uma pessoa se torna o ponto mais alto do local e o risco de ser atingida por um raio aumenta.
"Também não se deve ficar próximo a objetivos altos e isolados, como árvores e quiosques, e nem de objetos grandes e metálicos, como tratores. Também não se deve permanecer dentro d'água, seja no mar, lago ou piscina", explica.

EM CASA
Também devem ser tomados cuidados dentro de casa, de acordo com o especialista da USP, como não tocar em aparelhos eletrodomésticos ligados à rede elétrica.
A cidade de São Paulo é a 16ª mais atingida no Brasil por raios, de acordo com o último levantamento sobre descargas atmosféricas feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


Texto Anterior: Mulher é atingida por raio no parque Villa-Lobos
Próximo Texto: Jovem é baleada por causa de esbarrão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.