UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

SP faz mudanças e São Vicente nega números

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo identificou alguns dos principais problemas do programa de tratamento da tuberculose, diz Julio Cesar de Magalhães Alves, diretor do Centro de Prevenção e Controle de Doenças. Melhorias estão sendo feitas, diz ele.
A primeira dificuldade encontrada é a falta de uma rede de informações que integre os postos de saúde. Cerca de 18% dos doentes desaparecem no sistema. "A maior parte deles migra para outros postos e não ficamos sabendo", diz Alves. Um canal de comunicação informatizado deve ficar pronto até o fim desta gestão.
Hoje, cerca de 12% dos pacientes abandonam o tratamento. Para resolver isso, a prefeitura está adotando o Dots (tratamento supervisionado, em inglês). O médico confere se o paciente tomou os remédios nos postos ou atende-o em casa, se, por alguma razão, o paciente não for ao posto.
O serviço já beneficia 10% dos doentes. "Tivemos bons resultados em unidades de saúde do Jardim Ângela e Capão Redondo, entre outros. Lá, os índices de cura são de 80% e de 74%, respectivamente", afirma.
Para os moradores de rua, um dos principais grupos de risco, estão ocorrendo adaptações. No pronto-socorro da Barra Funda, por exemplo, em qualquer atendimento eles são examinados. "Tosse, para eles, é uma coisa comum. Assim, não se queixam, não são tratados e, mais adiante, o estado clínico se agrava", diz Castálide Benetom de Campos Lopes, diretora do órgão.

São Vicente
"A Secretaria da Saúde esclarece que [as informações] não conferem com os registros e a realidade do município", diz uma nota da Prefeitura de São Vicente. Segundo informações da secretaria, houve um aumento no índice de cura nos últimos três anos de registro. Em 1999, 62,7% dos pacientes tiveram alta. Em 2000, foram 63,1% e, em 2001, chegou-se ao índice de 71,8%.


Texto Anterior: Saúde: Capital é a 2ª pior na cura de tuberculose
Próximo Texto: Parceiros da prefeitura terão de "racionalizar" gastos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.