São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seis cavernas serão reabertas no feriadão

Secretaria do Meio Ambiente diz que decisão ocorre após acordo com o Ibama, que havia determinado fechamento de 46 cavernas

Acesso será liberado nas cavernas do Diabo e Rolando, no parque Jacupiranga, e nas do Morro Preto, Água Suja, Couto e Chapéu, no Petar

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo do Estado vai reabrir para visitação às 11h de hoje -e somente até domingo- 6 das 46 cavernas do Vale do Ribeira, no extremo sul do Estado, que estavam interditadas havia um mês pelo Ibama.
A informação foi dada ontem à noite pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, após reunião com integrantes do instituto federal. O fechamento das 46 cavernas havia sido determinado pelo fato de elas não terem planos de manejo -estudo para mapear riscos de degradação e segurança dos turistas.
Segundo a pasta, foi firmado um acordo ontem para a reabertura temporária de seis cavernas neste feriado prolongado, mas uma eventual liberação definitiva só será discutida em encontro na próxima segunda.
Duas das seis cavernas que voltarão a receber visitantes hoje são do parque Jacupiranga -incluindo a do Diabo, a mais visitada, e a Rolando.
As outras quatro são do Petar: Morro Preto, Água Suja e as cavernas do Couto e do Chapéu. A de Santana, outra bastante famosa, segue fechada.
A reabertura temporária foi definida, segundo a secretaria, mediante algumas condições. Não poderá haver utilização de luz elétrica nas visitações -algo freqüente na do Diabo- para evitar danos. Os visitantes só poderão usar lanternas a pilha.
A Folha não conseguiu contato na noite de ontem com representantes do Ibama.
O fechamento das cavernas do Vale do Ribeira havia provocado uma avalanche de viagens canceladas. O Estado inclusive suspendeu a cobrança do ingresso de R$ 3 no Petar com a intenção de atrair os turistas ao parque. (ALENCAR IZIDORO)


Texto Anterior: Prefeito culpa Ministério da Saúde por crise
Próximo Texto: Barbara Gancia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.