São Paulo, domingo, 21 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casarão da família Guinle é invadido na zona sul do Rio

No imóvel, polícia achou pistola, garrucha e munição

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Dois homens invadiram na noite de anteontem o casarão da família Guinle na rua Dona Mariana, em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro).
De acordo com a polícia, para entrar no imóvel, aparentemente abandonado, os invasores pularam o muro da casa com ajuda de uma escada.
Vizinhos chamaram a polícia ao constatarem a movimentação. Policiais do 2º Batalhão (Botafogo) cercaram e revistaram o local, mas nenhum suspeito foi encontrado. Até o início da tarde de ontem, ninguém havia sido preso.
A família Guinle foi uma das mais tradicionais e ricas do Rio. Eles construíram e exploraram o Porto de Santos por 88 anos, justamente quando o Brasil se transformava no maior exportador mundial de café.
No local, a polícia apreendeu armas -possivelmente de coleção- como carabinas, pistolas, munições de vários calibres. Um relógio antigo, uma máquina fotográfica e moedas estrangeiras antigas também foram apreendidos.
De acordo com a polícia, na fuga, os invasores abandonaram uma picape Fiat Strada, que não tem queixa de roubo ou furto registrada.
A polícia diz que é provável que as armas encontradas no casarão pertençam aos ex-moradores do local. Aguarda vistoria dos proprietários para checar a informação, e também se algo foi roubado.
O caso foi registrado na 10ª Delegacia de Polícia (Botafogo). O imóvel de Botafogo, construído em 1910, é tombado pelo patrimônio histórico cultural e pertenceu a Carlos Guinle, pai do playboy Jorginho Guinle, que morreu em 2004.
Carlos e Gilda, sua mulher, costumavam receber celebridades em sua casa. O duque de Windsor foi um dos hóspedes.
A família era famosa pelo rigor na elegância. Segundo historiadores. Carlos vestia smoking diariamente para jantar. Já Gilda usava vestidos longos e não dispensava uma estola de pele inglesa.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Protesto contra aborto reúne 5.000 em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.