São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


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RODOVIAS
Nos três primeiros meses deste ano foram registradas 821 ocorrências nas rodovias estaduais de SP
Acidentes de ônibus crescem 13%

MARIANA VIVEIROS
da Reportagem Local

O número de acidentes com ônibus nas rodovias estaduais paulistas foi 13% maior no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 99.
O crescimento ocorreu apesar de a frota oficial de ônibus no Estado se manter praticamente estável -em torno de 14 mil veículos- desde 98, segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Ônibus Internacionais, Intermunicipais e Interestaduais.
De janeiro a março deste ano, ocorreram 821 acidentes de ônibus nas rodovias estaduais, contra 713 no mesmo período de 99.
O índice atual é igual ao do primeiro trimestre de 1997, um ano antes da implantação do Código Brasileiro de Trânsito.
Na madrugada de ontem, mais uma ocorrência se somou às estatísticas. Um ônibus da Expresso Nacional caiu em um barranco na rodovia Anhanguera, próximo à divisa com Minas Gerais. Sete passageiros morreram e pelo menos 19 ficaram feridos.
Há menos de um ano (setembro de 99), um ônibus que ia para Caldas Novas (GO) tombou na mesma pista -a apenas dois quilômetros do local do acidente de ontem- e deixou 13 mortos.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, é difícil determinar as principais causas dos acidentes com ônibus. "A falha humana está sempre presente, seja na imprudência, no cansaço do motorista ou na manutenção mal feita por parte da empresa", diz o major Eliziário Ferreira Barbosa, chefe de operações do Comando da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.
O presidente do sindicato dos motoristas, Edivaldo Santiago Silva, ressalta as condições das rodovias. Ele afirma que a situação melhorou nas estradas estaduais privatizadas, mas diz que ainda há muito o que fazer.
Cerca de 3.408 quilômetros, dos 25 mil km de rodovias estaduais de São Paulo, estão nas mãos de 12 concessionárias. O trecho onde ocorreu o acidente de ontem é de responsabilidade da Vianorte.

Fiscalização
A fiscalização das condições de segurança, higiene e conforto dos ônibus que trafegam nas rodovias é responsabilidade do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) -nas linhas interestaduais e internacionais- e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) -nas linhas intermunicipais.
Pneu careca, problemas no freio ou direção folgada são consideradas falhas graves pelo Código Brasileiro de Trânsito e podem provocar acidentes sérios. As multas por irregularidades desse tipo variam de R$ 450 a R$ 1.700. O veículo pode ser apreendido.
Em todo o país, o DNER tem apenas cerca de 400 fiscais. Só no Estado de São Paulo, a frota oficial -que não inclui ônibus fretados- é de 14 mil veículos.
A fiscalização de ônibus intermunicipais no Estado conta com 72 fiscais para vistoriar 5.000 ônibus regulares e mais uma frota de 10.000 ônibus fretados.


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