São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto evita preconceito em escola

DA REPORTAGEM LOCAL

Professores e funcionários da rede pública de ensino municipal de São Paulo estão sendo treinados para lidar com as diferenças dentro das salas de aula. "Há uma população de homossexuais nas escolas invisíveis aos olhos dos professores", diz Lula Ramires, presidente do grupo Corsa.
"A escola age como se todos fossem heterossexuais, como se não existissem diferenças sociais, culturais, econômicas ou étnicas. A escola tem dificuldade para lidar com diferenças", afirma.
O projeto de treinamento se chama "Educando para a diversidade: os GLBTs na escola". A sigla significa gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. O financiamento é do Ministério da Saúde, preocupado com a questão dos direitos humanos dos homossexuais.
"A proposta é tentar impedir que o despreparo do professor aumente ainda mais a evasão escolar", afirma Ramires. "Sem respeito e sem auto-estima, o estudante homossexual pode acabar deixando a escola."
O projeto foi iniciado em 2001 e já treinou cerca de mil professores. Outros 2.000 estão sendo treinados neste ano. É pouco ainda, perto dos 20 mil professores e 10 mil funcionários que formam a rede municipal de ensino.
Na sua avaliação, os professores estão recebendo bem o debate, revelando as dificuldades que encontram em classe para lidar com a questão. "O professor é lembrado de que não deve reforçar idéias que levem ao preconceito. Por exemplo, alimentar a imagem de que menina não joga bola e que não pode sentar-se de pernas abertas." Também deve interferir quando observar alunos tratando a questão da sexualidade com preconceito. Quando deixa de agir, o professor está permitindo uma discriminação que o aluno levará para a rua e para casa.
Ramires diz que o projeto se iniciou pelas escolas municipais porque houve interesse da prefeitura nessa parceria.



Texto Anterior: TVs exibem filme a partir do dia 3
Próximo Texto: Dados parciais de 2001 indicam queda de 14% em relação a 2000
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.